Fale Conosco

17 de junho de 2009

Na Sudema: Patos adere a programa que estrutura a gestão ambiental municipal



O superintendente Antonio Gualberto, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), recebeu na tarde desta terça-feira (17) o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e o secretário de Meio Ambiente daquele município, Alexandre Nóbrega, que assinaram o termo de adesão ao Programa de Capacitação dos Gestores Municipais (PNC).

O PNC é uma parceria entre os governos federal (através do Ministério do Meio Ambiente) e estadual (por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente-SECTMA, sob a coordenação da Sudema) e tem como objetivo capacitar servidores públicos e membros da sociedade civil para implantação de uma estrutura pública de gestão ambiental nos municípios.

Após a assinatura do convênio, Antonio Gualberto lembrou que a Sudema além de promover a municipalização vai também acompanhar o desempenho das prefeituras integradas ao programa. 

Para Nabor Wanderley, o convênio é uma forma de trabalhar em parceria com os governo federal e estadual, através da Sudema, fazendo realmente com que as pessoas possam entender o que é a legislação ambiental, o trabalho e o cuidado que se deve ter com a preservação do meio ambiente. “Acima de tudo, vamos capacitar nossos técnicos e servidores da Prefeitura para que possam exercer o trabalho com competência”, afirmou.

O prefeito disse também que após o curso de capacitação, a Prefeitura vai poder exigir o cumprimento da legislação ambiental, além de procurar capacitar órgãos ligados ao meio ambiente para colaborar com o trabalho. Nabor acredita que o programa será um grande avanço para Patos no setor ambiental.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Sudema