João Pessoa
Feed de Notícias

Na quarta edição do programa foram emitidos mais de mil documentos

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 - 15:04 - Fotos: 

A passagem do Programa Praça da Gente do Governo do Estado pela cidade de Princesa Isabel se transformou numa grande festa da cidadania.  Durante o sábado (20), milhares de pessoas usufruíram, dentre outros serviços, da emissão de documentos, por meio do Programa Cidadão, da Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap). Na quarta edição do Praça da Gente, os números ultrapassaram os mil documentos.

O Detran participa do programa com o stand denominado Espaço do Trânsito, levando vários serviços do órgão. Mas o que mais chama a atenção é a participação das crianças nas atividades de educação para o trânsito. A idéia é despertar nos motoristas do futuro a consciência da necessidade de um melhor comportamento no trânsito.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, Cristovão Amaro, as crianças que participam das atividades também se transformam em multiplicadoras das mensagens que recebem e passam a exigir dos pais um melhor comportamento no trânsito.

Cristóvão também destacou o sucesso da campanha lançada pelo Detran no início do mês. A campanha mantém a discussão do perigo  da mistura álcool e direção, mas agora é bem mais abrangente envolvendo toda a sociedade nesta luta por um trânsito melhor e mais humano,

A equipe do Programa Cidadão contabilizou um total de 1.156 serviços, sendo 375 carteiras de identidade, 262 carteiras de trabalho, 81 certidões de nascimento, 33 CPF e 405 fotos 3×4.

A ação social foi realizada na Praça Coronel Pereira Lima, sob a animação do trio de forró pé-de-serra Os Três do Xamêgo. Representantes da cultura popular local também apresentaram números de dança e música, no palco armado na praça.

Segundo coordenador-geral do ‘Programa Cidadão’, Nório Guerra, o Praça da Gente se tornou um grande espaço de resgate da cidadania e da auto-estima do povo paraibano. “A Paraíba, enfim, vive um tempo de prosperidade, com ações como essa que oferece gratuitamente e de fácil acesso serviços de cidadania, saúde, higiene e beleza, social, educação e cultura”, disse.

O Praça da Gente é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além da Secap, também são parceiros do Programa as secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual.

Da Assessoria de Imprensa do Detran