João Pessoa
Feed de Notícias

Na Funesc: Espaço da Criança tem cinema, dança, oficinas, feirinha e show de Carroça de Mamulengos

sexta-feira, 6 de outubro de 2017 - 12:12 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza, no próximo dia 12 a sexta edição do “Espaço da Criança”. A programação, que tem início às 13h, se estende até as 18h, oferecendo uma tarde inteira de atividades lúdicas e educativas ao público infantil, com entrada gratuita.

Este ano, o evento terá show com a Carroça de Mamulengos. A programação contará com diversas atividades acontecendo simultaneamente em diversos pontos dentro do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

A Feirinha de Domingo terá uma edição especial para o Dia das Crianças (com brechó, food-trucks, artesanato e brinquedos, na Praça do Povo, das 13h às 18h). A programação também terá espaço para jogos eletrônicos e oficina de musicalização.

A abertura dos portões será às 13h. Em seguida, tem Contação Giracontos, a partir das 14h. O grupo fará contação de história na Biblioteca da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc). O Coro Infantil da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) se apresentará às 15h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

A programação segue com a Companhia de Teatro Boca de Cena, que – a partir das 15h – fará a apresentação de um espetáculo de teatro de bonecos no Teatro de Arena. A Frente Trovadora – grupo do Brejo paraibano – entra em cena a partir das 16h (também no Teatro de Arena), com muita música, dança, poesia e brincadeiras. No mesmo horário, tem apresentação dos jovens do Looney Tunes Crew, no Mezanino 2 (como parte do Interatos Dança).

Além disso, há as opções de sessões do Planetário, Estação Ciências, Cine Banguê e Coro Infantil da OSPB. O Cineminha e o Planetário terão sessões às 14h, 15h e 16h (distribuição de senhas a partir de 13h, com limite de três senhas por pessoa).

A Estação Ciências estará aberta à visitação das 14h às 17h, com entrada gratuita. A criançada poderá aprender brincando sobre exercícios científicos. Já o Espaço do Game poderá ser visitado das 14h às 17h, no Sub-mezanino 2.

Oficinas – O Espaço da Criança contará com diversas oficinas. Das 14h às 17h, vai rolar oficina de Circo/Recreação, com malabares, perna de pau, mágica, recreação, na Praça do Povo. A Oficina de Artes Visuais terá aula de desenho para a criançada – entre 14h e 17h – no Sub Mezanino 2. E das 14h às 15h, a opção é a vivência de Dança Canguru.

Os amantes de Histórias em Quadrinhos poderão participar de a oficina ‘Personagens dos Gibis’, das 14h às 17h, na Gibiteca Henfil. O show de encerramento será com a Carroça de Mamulengos, a partir das 17h, na Praça do Povo.

Carroça de Mamulengos – A Carroça de Mamulengos é uma trupe itinerante, de formação familiar, que há 40 anos viaja o Brasil apresentando sua arte. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família Gomide já alcança sua terceira geração. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.

O grupo reúne em seu repertório as seguintes montagens: O Benedito (1980), Mamulengo é Terno Divino (1981), O Palhaço Alegria (1982), Barraca da União (1984), A Engenhosa História da Vida (1990), Os Quatro Elementos (1992), Histórias de Teatro e Circo (1996), Afilhados do Padrinho (2002), Felinda (2010), Pano de Roda (2012), e Janeiros (2015).

A Carroça de Mamulengos é um grupo familiar que em cena, se reúne para “brincar”. São bonecos gigantes, palhaços, pernas de pau, mágicas e canções que trazem a lembrança de um Brasil rico e alegre. São artistas que vivem exclusivamente para sua arte, celebrando a riqueza cultural e a simplicidade do povo brasileiro.