Fale Conosco

21 de maio de 2015

Na Funad: Governo promove mais uma etapa do seminário sobre empregabilidade



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realiza, nesta sexta-feira (22), em João Pessoa, mais uma etapa do seminário pela empregabilidade. A intenção é discutir a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e as possibilidades efetivas para isso, permitindo que elas sejam reconhecidas pela qualificação profissional e desempenho, promovendo assim, não só o ingresso, mas também a permanência nas empresas.

O evento será aberto pela presidente da Funad, Simone Jordão, e pela secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Aparecida Ramos. A programação começa, partir das 8h30, no Auditório Jimmy Queiroga, da Funad. A primeira discussão será sobre Lei de Cotas e o Programa Jovem Aprendiz, na perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência. O tema terá a participação da auditora da Superintendência Regional do Trabalho, Taciana Melo Pereira. Em seguida, haverá um debate.

À tarde, dois temas irão nortear as discussões: o papel do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Funad – que visa, além de capacitar e encaminhar para o mercado de trabalho, observar outras demandas, como o direitos a benefícios e serviços – e Desmistificando o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esclarecendo às pessoas com deficiência sobre o benefício.

No ano passado, a Funad encaminhou 380 pessoas para empresas. De fevereiro até maio deste ano, já são mais de 100 pessoas inseridas no mercado. “Com o seminário, buscamos fortalecer a articulação com as empresas para a valorização do potencial das pessoas com deficiência. Esperamos, desta forma, contar com a participação das 40 empresas convidadas e assim, colhermos bons frutos dessa parceria”, disse Marina Felismino, da Coordenadoria de Produção e Treinamento da Funad.