João Pessoa
Feed de Notícias

Na Capital: Prima apresenta concerto natalino no Bairro dos Novais

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 11:15 - Fotos:  Arquivo/Secom-PB

O Projeto de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) realiza, na tarde desta quinta-feira (11), no Bairro dos Novais, em João Pessoa, mais um concerto natalino. A apresentação acontece às 15h30, no polo da Escola Estadual Papa Paulo VI. De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do projeto, a expectativa é de que pelo menos 25 alunos se apresentem.

No repertório, estão músicas como Asa Branca, além de várias melodias populares. O polo do Bairro dos Novais existe há quatro meses. É o mais novo desenvolvido pelo Projeto, realizado em parceria com as secretarias de Estado da Educação e da Cultura. Participam estudantes com idades entre oito e 18 anos. A apresentação será aberta a toda comunidade.

Para o gestor do projeto, a chegada do Prima ao Bairro dos Novais trouxe benefícios para toda comunidade. “Antes de tudo, é necessário ressaltar que a inclusão desses alunos nesse projeto significa oferecer a eles uma opção que eles não tinham. Não é apenas a inclusão na música, nas artes. É mostrar que eles podem descobrir novos horizontes”, comemorou. Em apenas quatro meses, os alunos vão fazer a primeira apresentação. “Estou muito ansioso para ver o trabalho desses quatro meses, resultado que está se construindo, mas que com certeza já é muito satisfatório”, completou.

Resultados - Outros benefícios do Prima são observados em sala de aula. Ainda de acordo com Alex Klein, relatos por parte de professores de melhoria nas notas escolares e até no comportamento dos alunos são comuns. “Em geral, a criança, o adolescente que participa do Prima fica mais calmo e mostra maior interesse pelo conteúdo visto em sala de aula. A arte e a educação formal se complementam, ampliando a participação cidadã  desses alunos”, ponderou.

A chegada do Prima em áreas carentes do estado tem sido um desafio. Alex Klein explica que, a parceria com os professores e diretores das escolas estaduais é fundamental. “O Bairro dos Novais, por exemplo, ainda tem muitas carências. Mostrar a magnitude de um projeto como esse não é tarefa fácil, sobretudo para pessoas que não tiveram muitas oportunidades na vida. Por isso, para dar esse primeiro passo é necessário contar com alguém que esteja mais próximo a eles, como o diretor e os professores de cada escola”, afirmou.

O Prima – O programa está presente em nove cidades paraibanas e contempla 1.200 crianças e adolescentes, todos matriculados regularmente em escolas públicas. Atualmente, o Prima tem o envolvimento de 50 profissionais.