João Pessoa
Feed de Notícias

Mutirão Judiciário desencalha mil processos na cidade de Monteiro este ano

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 18:13 - Fotos: 

O Mutirão Judiciário que está em andamento na Comarca de Monteiro já desencalhou mil processos que estavam com a tramitação parada. Desses, 700 foram apreciados pelos juízes que concederam ou não os benefícios requeridos. O balanço foi apresentado pelo defensor público Antonio Rodrigues de Melo em visita ao defensor geral do Estado, Vanildo Brito, na tarde desta segunda-feira (21).
     
A Comarca de Monteiro abrange também as cidades de Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Congo e Ouro Velho. Quando o mutirão começou, no dia 10 de janeiro, existiam 3.600 processos ativos que estavam pendentes de resolução. A Equipe formada por dois defensores públicos, dois juízes e dois promotores estão trabalhando quatro dias por semana atendendo as partes envolvidas nos processos, realizando audiências e fazendo revisão para desafogar a Comarca, explicou o defensor Antonio Rodrigues.
         
O Mutirão Judiciário de Monteiro está previsto para terminar no dia 10 de abril. De acordo com o defensor, até lá não ficará um processo, seja da Vara de Família, Cível ou Criminal, que não tenha passado pela equipe. “Para se ter uma ideia da importância de uma força tarefa como esta, há poucos dias conseguimos a sentença final de um inventário que já se arrastava na Justiça há 39 anos. Esse tipo de iniciativa ajuda a todo mundo: a Justiça que tem as demandas resolvidas e ao povo que vê suas pendências chegarem ao fim. Processos simples de pagamento de dívidas são sentenciados, como também mais complexos, a exemplo de usucapião”, acrescentou.

Uma das dificuldades que a equipe vem enfrentando é o contato com o assistido. Como a Comarca é territorialmente muito grande, algumas partes são convidadas a comparecer, mas nem todos recebem a convocação e tem condições de se deslocar até o Fórum. A equipe do Mutirão Judiciário atende de terça a sexta-feira no Fórum Ministro Luiz Rafael Maia, que fica na rua Abelardo dos Santos, s/n, no Centro de Monteiro. O atendimento ao público é das 8h às 12h e a revisão de processos, das 14h às 18h. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (83) 3351-1780.