João Pessoa
Feed de Notícias

Music From Paraíba tem Totonho e os Cabra e Lucas Dourado neste domingo

terça-feira, 13 de maio de 2014 - 09:34 - Fotos:  Divulgação

A inquietação da banda Totonho e os Cabra e o “Motor Misterioso” do músico Lucas Dourado prometem agitar mais um pôr do sol musical, neste domingo (18), no Varadouro, em João Pessoa. As duas atrações estarão presentes na edição de maio do projeto Music From Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os shows acontecem a partir das 17h. Antes das apresentações – e durante os intervalos – o público poderá conhecer o trabalho do DJ Guirraiz e do VJ A. Richart. O evento gratuito é uma parceria com o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro.

O Ateliê promove semanalmente o projeto Pôr do Sol Multicultural e, uma vez por mês, acolhe o Music From Paraíba, que é uma realização da Funesc. Como atrações, o público também conta com o Carrinho PB Pop e a Feira Multicultural.

Totonho – Compositor, produtor e cantor, o músico nasceu em 1964 na cidade de Monteiro, na Paraíba. Lá, foi vendedor de buchada de bode e assistiu a muitas cantorias de repentistas da região. Foi quando teve seu primeiro contato com a música. “Minha casa vivia cheia de gente, então me acostumei a vê-los”, lembra. Com nove anos, Totonho montou a banda Os Renegados, que tocava com latas (guitarra de lata, bateria de lata e afins). “Foi ali que começou tudo e me tornei compositor”. Em 1982 resolveu que queria mesmo seguir a carreira de músico. Foi para João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba, uma cooperativa de compositores por onde passaram nomes como Chico César, Milton Dornellas, Jarbas Mariz e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, Adeildo Vieira, entre outros. Embora já com 15 anos de estrada, o primeiro registro fonográfico só saiu em 2001 pela Gravadora Trama.

Em 2005 lançou o segundo álbum pela gravadora, Sabotador de Satélite, incluso ainda em duas Coletâneas internacionais da Nova Musica Brasileira selo-Toten França, e o Coletivo Hip Hop do Mundo, Selo África Mundi/U.S.A produzida pelo americano Malvin Gibson.

Lucas Dourado – Com influências da música mineira e do swing da música baiana, o cantor e compositor Lucas Dourado lançou virtualmente, em setembro do ano passado, seu registro de estreia. Desde então, o CD “Motor Misterioso” está disponível para download gratuito em www.olucasdourado.com.br. O álbum traz nove faixas autorais, sendo duas parcerias com sua esposa, a atriz Polly Barros, e uma com a poeta Renálide Carvalho.

Além do próprio compositor, na voz, guitarra e violão; e do produtor musical, no teclado, sintetizador e guitarra; Motor Misterioso conta com Ruy José, na bateria; Chico Limeira, no contrabaixo, guitarra e cavaquinho; Helinho Medeiros, no teclado, sintetizador e acordeon; Uirá Garcia, na guitarra; Macaxeira Acioli e Pablo Ramires, na percussão; e Érica Maria e Gabriel Pereira, nos vocais. Baiano, da cidade de Irecê, é em João Pessoa que Lucas Dourado trilha sua trajetória artística há sete anos. Ele mora na capital paraibana desde 2000.