João Pessoa
Feed de Notícias

Music From Paraíba inscreve para 2º edital até esta terça-feira

segunda-feira, 19 de maio de 2014 - 14:42 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O projeto Music From Paraíba está com edital aberto até esta terça-feira (20) para selecionar 50 composições de artistas paraibanos, ou que residam no Estado há pelo menos dois anos. As canções farão parte da segunda edição da coletânea que tem como objetivo incentivar e divulgar a produção musical da terra. O Music From Paraíba é um projeto permanente da Funesc.

Na noite de domingo (18), centenas de pessoas compareceram ao show da banda Totonho e os Cabra e o músico Lucas Dourado, dentro do projeto. Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), do Governo do Estado, o evento aconteceu no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, no bairro Varadouro, em João Pessoa. O local, com capacidade para 800 pessoas, ficou lotado durante todo o evento.

O show – As apresentações começaram com as performances do DJ Guirraiz, desde o rap até a música regional, e do VJ A. Richard, que empolgou o público com projeções em telões acompanhando a trilha sonora da noite. No intervalo das apresentações, quem brilhou foi a dançarina Alecssandra Matias, que fez uma intervenção de dança do ventre. O ateliê promove semanalmente o projeto Por do Sol Multicultural e, uma vez por mês, acolhe o Music From Paraíba.

O primeiro show da noite foi o de Lucas Dourado, que apresentou músicas do “Motor Misterioso”, lançado virtualmente em setembro de 2013, resultado de um projeto de sete anos, desde as primeiras composições até a gravação do álbum. O público pode conhecer músicas como “A Saga” e “Idas e Vindas”. O artista integra o grupo A Troça Harmônica.

Com a plateia já aquecida, Totonho subiu ao palco em clima de descontração. Provocando risadas e fazendo o público cantar junto, o compositor nascido em Monteiro interpretou músicas autorais como “Você tá Doida pra me Dar” e “Segura a Cabra” (de Genival Lacerda). Dono de um estilo bem paraibano de fazer música, Totonho elogiou a proposta do ‘Music From Paraíba’, que é fazer com que a música feita por paraibanos seja ouvida dentro do Estado.

Edital Music From Paraíba 2 – O edital para a escolha das 50 canções que formarão a segunda edição do projeto está disponível no site da Funesc (funesc.pb.gov.br), onde também deverá ser divulgado o resultado da seleção até 9 de junho no mesmo site.

Podem participar artistas ou grupos paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral independente de gênero ou estilo musical. São aceitas canções inéditas ou já lançadas no mercado fonográfico. O interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, CDs ou músicas, mas apenas uma canção por artista pode ser selecionada.

Neste ano, 50 canções serão selecionadas por uma comissão formada por um representante da Coordenação de Música da Funesc, um do Conselho Estadual de Cultura e um da Gerência de Música da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os integrantes da comissão observarão os seguintes itens: qualidade estética, pertinência artística, potencial para circulação no mercado internacional e currículo do artista/grupo.

Inscrições – Para efetuar a inscrição, os interessados devem enviar um material contendo CD e release do artista ou grupo para a Funesc. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de duas maneiras: presencialmente, na coordenação de música da Funesc, ou via Correios, encaminhando o material para o endereço da sede provisória da Fundação – Av. Rui Carneiro, 845, Brisa Mar, João Pessoa/PB, Brasil, CEP: 58032-101. Serão consideradas válidas apenas as inscrições que obedecerem a todos os critérios exigidos no edital.

A primeira edição do projeto teve uma ótima receptividade durante a Womex 2014 onde circulou entre profissionais da cadeia produtiva da música do mundo todo. Ao fixarmos o número de selecionados em 50 chegaremos ainda com mais força na Womex 2015, confirmando que a produção musical paraibana continua fértil e cada vez mais forte”, disse o coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, acrescentando que o Music From Paraíba é uma vitrine mundial para os artistas paraibanos, aproximando a produção local dos profissionais do universo musical em nível global.