João Pessoa
Feed de Notícias

Music From Paraíba apresenta shows de  Abra´dOs Zóio, Zé Viola Progressive Band e Semente de Vulcão

sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 11:09 - Fotos:  Divulgação

A próxima edição do projeto permanente Music From Paraíba será no dia 26 deste mês e traz novidades. O MFPB firmou parceria com o grupo de incentivo à circulação da música nordestina, Missão da Terra Flamejante (PE), e nos meses de julho, agosto e setembro, bandas pernambucanas se apresentam no evento juntamente com os grupos paraibanos. No dia 26 de julho, é a banda Semente de Vulcão (Recife-PE) que abre a parceria.  As atrações paraibanas que se apresentam na noite são Abra´dOs Zóio  e Zé Viola Progressive Band, ambos contemplados pela coletânea do MFPB2. Os shows começam às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

O intuito da parceria musical com o Missão da Terra Flamejante é aproximar e incentivar o intercâmbio cultural entre artistas e público, trabalhando o fortalecimento da música nordestina.  Para Arthur Pessoa, coordenador do MFPB, a parceria é estratégica para a produção paraibana. “Com a parceria, damos mais visibilidade à música paraibana, fortalecemos a produção nordestina e criamos um positivo intercâmbio ente as bandas de diferentes regiões, onde os artistas têm a oportunidade de compartilhar suas experiências fortalecendo a cadeia produtiva da música independente”.

Music From Paraíba 2 – O Music From Paraíba é um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior.   Pelo segundo ano consecutivo, em 2013 e 2014, por meio do projeto da coletânea, a Paraíba esteve presente na maior feira mundial do mercado fonográfico, a WOMEX, que no ano passado foi realizada em Santiago de Compostela, na Espanha. A coletânea é lançada primeiramente na feira, distribuída para profissionais da área, e em seguida a temporada de shows com artistas contemplados é iniciada aqui na Paraíba.

Em João Pessoa, os shows do MFPB 2 são realizados todos os meses, sempre aos domingos, no Teatro de Arena. Além da capital paraibana, o projeto já visitou neste ano os municípios de Campina Grande, Cajazeiras e Catolé do Rocha. A expectativa é que, assim como na primeira edição, o projeto continue circulando por outras cidades, para que a música produzida no Estado seja conhecida também pelo povo paraibano. O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no Estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros.

A ADZ – Abrad´Os Zóio nasceu em 2011 de uma forma um tanto quanto despretensiosa e, aos poucos, foi agregando os componentes até sua atual formação. O intuito dessa união teve como principal proposta difundir o funk-rock-oxente, uma mistura de ritmos efervescente feita especialmente em louvor à cultura e às raízes paraibanas, que tem agradado ao grande público de forma impactante. Em agosto de 2013, na Usina Cultural da Energisa, a ADZ lançou seu primeiro disco, intitulado “Cidade das Neves”.

Como principais influências sonoras e poéticas, a banda leva na bagagem trabalhos de artistas como Djavan, Lenine, Dominguinhos, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Belchior, Vital Farias, Cátia de França, Chico César, Pedro Osmar e outros bons artistas e promete fazer muito “barulho”, levando a “paraibanidade” para todo o Brasil.

Zé Viola progressive band –A banda é um projeto idealizado a partir de 2007 com a proposta de misturar a sonoridade regional nordestina, o rock progressivo e o acid jazz, ambos com influências da década de 70 e aliada a uma linguagem atual. O nome Zé Viola vem de uma homenagem aos músicos Zé Guilherme e Chico Viola, pela musicalidade e atitude compatíveis com a expressividade regional destes artistas. Atualmente, o grupo tem na sua formação um duo, com André Nóbrega na voz e guitarras e Neném Mofado na bateria.

Semente de Vulcão – A banda traz composições regionais, carregadas de psicodelismo e sinestesias. Músicas de protesto e românticas também compõem o repertório, fazendo jus às influências dos componentes. O show da banda é marcado pelo tom performático. Rostos pintados, sons inesperados, letras inteligentes e expressões fortes fazem o espectador ficar sintonizado aos músicos, ao mesmo tempo em que as músicas convidam o corpo a dançar com frevos, baiões, cocos e xotes.

Em novembro de 2008, a Semente de Vulcão gravou seu primeiro EP, com seis músicas próprias.Lançou seu primeiro disco “Expresso do Fim do Mundo” em 2014 com produção musical de Paulo Rafael (Ave Sangria e produtor dos discos mais marcantes de Alceu Valença). O álbum é baseado na teoria dos deuses astronautas, de Erich Von Daniken, e no livro “O 12º planeta”, de Zecharia Sitchin.

 

Serviço: Music From Paraíba

Atrações: Abra´dOs Zóio (PB) , Zé Viola Progressive Band (PB) e Semente de Vulcão (PE)

Data: 26 de julho (domingo)

Hora: 20h

Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural

Entrada: gratuita