Fale Conosco

15 de maio de 2009

“Museus e Turismo” será o tema central do evento



A Casa do Artista Popular, entidade ligada ao Programa de Artesanato Paraibano do Governo do Estado, em João Pessoa, participa a partir desta segunda-feira (18) e até o sábado (23) da 7ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o Brasil e este ano tem como tema central ‘Museus e turismo’. O evento dá oportunidade aos museus brasileiros de verem reconhecido seu potencial, criatividade, pluralidade cultural e diversidade.

As atividades incluem, na segunda-feira, a participação de monitores da Casa do Artista Popular (localizada na Praça da Independência) na oficina de capacitação oferecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a ser ministrada pelo museólogo Archimedes Ribas Amazonas, até a quarta-feira (20), no Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico da Capital.

Na quinta-feira (21), às 15h, acontece na Casa mesa redonda sobre o tema ‘Centro Histórico de João Pessoa: patrimônio nacional – Novas perspectivas de desenvolvimento sociocultural’. O evento contará com a participação de representantes do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Probech-JP e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A partir das 17h daquele dia, a diretora da Casa do Artista Popular, museóloga Maria Botelho, fará o lançamento do Concurso de Idéias para o Mascote do Setor Educativo daquele museu, bem como será aberta a exposição ‘Diálogos entre Arte Popular e Arte Contemporânea’, com peças do acervo da própria Casa e da Galeria Archidy Picado.

Embora seu horário de funcionamento seja até às 18h, a Casa do Artista Popular abrirá excepcionalmente naquele dia, para receber alunos e o público em geral numa visita noturna. Já estão confirmados 90 alunos de uma escola da Capital paraibana.
O evento vem sendo promovido desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN e a Associação Brasileira de Museus, com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

Para a edição deste ano, foram registrados 1.842 eventos em 577 museus de todas as regiões do País. Na programação, atividades como projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras iniciativas.