João Pessoa
Feed de Notícias

‘Muriçocas do Miramar’ vai contar com mais de mil policiais nas ruas

quarta-feira, 2 de março de 2011 - 11:49 - Fotos: 

Aproximadamente mil homens da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros vão garantir a segurança dos foliões que desfilam nesta quarta-feira (2), seguindo o bloco Muriçocas do Miramar, um dos mais tradicionais das prévias carnavalescas da Capital. As tropas da Força Nacional de Segurança devem chegar à Paraíba até a próxima sexta-feira (4).

O público, estimado em dezenas de milhares de foliões, segundo os organizadores, vai contar com policiais instalados em 16 pontos fixos de observação da PM, apoiados por uma delegacia móvel. Câmeras serão instaladas ao longo do percurso, que vai da Avenida Tito Silva, em Miramar, até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

“O posicionamento das câmeras foi modificado a fim de que seja possível aproximar a imagem e identificar criminosos”, explica o comandante do policiamento regional metropolitano, coronel Francisco de Assis Castro. Em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, um oficial da PM irá acompanhar as imagens registradas na Central de Monitoramento da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).

A Polícia Militar vai contar com um efetivo de mais de 800 homens, entre policiamento a pé, de moto, canil, choque e trânsito. Também estão mobilizados 62 policiais civis e mais de 90 militares do Corpo de Bombeiros. Ao todo, serão mais de mil homens realizando o policiamento no percurso do bloco e região adjacente.

Investigação – Na Polícia Civil, a novidade será a presença de equipes veladas de investigação. “São policiais descaracterizados, que ficarão em meio aos foliões, investigando tráfico de entorpecentes e porte de armas de fogo, primordialmente”, detalha a gerente executiva metropolitana, delegada Daniella Vicuuna. Policiais civis ainda irão trabalhar com motos caracterizadas em ruas transversais ao percurso.

O atendimento à população para registro de ocorrências como roubos, furtos e perdas de documentos ficará sob responsabilidade da delegacia móvel, instalada próximo à concentração do bloco. Já os procedimentos de flagrante serão lavrados na 3ª Delegacia Distrital, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, e na 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú.

Durante os dias de Folia de Rua, também estão trabalhando em regime de plantão equipes da Corregedoria da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e da Ouvidoria de Polícia, através do número 0800 281 9010.

Até esta quarta-feira (2), nenhuma ocorrência grave foi registrada nas áreas de festa das prévias carnavalescas.

Força Nacional – As tropas da Força Nacional de Segurança Pública, que vêm à Paraíba a pedido do governador Ricardo Coutinho, para reforçar o policiamento durante a greve deflagrada pelos policiais militares, partiram do município de Luisiana, Goiás, e devem chegar ao Estado até a próxima sexta-feira (4).

Os detalhes sobre o quantitativo de policiais que ficarão à disposição da Secretaria de Segurança da Paraíba não será divulgado, bem como, o horário exato do desembarque da tropa. As medidas fazem parte das normas de segurança do Ministério da Justiça e fazem parte das exigências do órgão perante o Governo do Estado.

A Secretaria de Segurança da Paraíba irá oferecer alojamento e toda estrutura necessária ao trabalho dos policiais da Força Nacional.