João Pessoa
Feed de Notícias

Municípios vão receber kits com TVs e parabólicas do Canal Saúde

sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 13:36 - Fotos: 
Conselhos de Saúde de 92 municípios paraibanos foram beneficiados nesta sexta-feira (18), com a entrega de kits do Canal de Saúde, compreendendo TVs e parabólicas. A ação foi promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Ministério da Saúde e o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante a produção da ‘Oficina Estadual de Acompanhamento e Monitoramento e Avaliação do Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde’.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, destacou que até o final do ano todos os conselhos dos 223 municípios paraibanos serão beneficiados com o Programa de Inclusão Digital (PID). “Essa ação vai possibilitar que os conselhos possam funcionar em sua plenitude, principalmente no que diz respeito às suas atribuições no desenvolvimento do sistema de saúde.

A coordenadora do programa de inclusão digital do Ministério da Saúde, Zenite da Graça Boges Freitas, destacou que esta é a terceira etapa da materialização do programa de inclusão digital. “O programa, que começou em 2007, está atingindo as metas e os objetivos. É uma oportunidade para os conselhos dos municípios fazerem uso desta estratégia”, afirmou. Zenite destacou que, nas etapas anteriores, os municípios receberam um computador e uma impressora.

Investimento - A representante do Conselho Municipal de Saúde e secretária de Saúde de Bonito de Santa Fé, Lucilene Barbosa de Sousa, o investimento e a entrega dos equipamentos  são fundamentais para o andamento dos conselhos. “Isso vai fortalecer o controle social e, consequentemente, fortalecer a saúde. Os conselhos se tornam mais informados sobre as ações da Saúde, inclusive em relação ao Ministério, através do Canal Saúde”, sintetizou Lucilene.

Conforme o prefeito Tota Guedes, do município de Pedra Lavrada, a entrega dos kits é uma ação significativa para a inclusão digital dos conselhos. “O Conselho terá a oportunidade de ter todos os dados relacionados à saúde de seu município em tempo real. Irá agilizar o desempenho da avaliação da Saúde”, enfatizou o prefeito.

A entrega dos kits contou com a participação dos prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios beneficiados. Além dos beneficiados, participaram do evento, representantes da SES, CES, CNS, Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

O Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de difundir e promover a troca de conhecimento, com programas voltados para assuntos relacionados a políticas públicas em saúde, ciência e tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional.

Oficina - O secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Vinícius Marques Melo, destacou que o objetivo da Oficina Estadual de Acompanhamento e Monitoramento e Avaliação do Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID), promovida na manhã desta sexta-feira (18), é fazer promover a inclusão do controle social digital nas suas atividades dos conselhos municipais de saúde.

Conforme Vinícius, a oficina é a segunda iniciativa do CES este ano, que realizou, em fevereiro e março deste ano, oficinas nas 12 gerências regionais de saúde, com intenção de mobilizar os gestores e presidentes dos conselhos de saúde e explicar os procedimentos para ter direito aos kits do Canal Saúde. No decorrer da oficina foi apresentado um painel abordando a situação do Programa de Inclusão Digital (PID), em âmbito nacional e estadual, bem como uma discussão sobre o Programa Canal Saúde.


Assessoria de Imprensa da SES-PB