João Pessoa
Feed de Notícias

Municípios serão beneficiados com mais de US$ 28 milhões do Governo do Estado e Banco Mundial

sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 17:53 - Fotos: 

Mais três municípios receberam a visita da comitiva do Projeto Cooperar esta semana. Ao todo, 11 cidades já realizaram audiências públicas e, dessa vez, Pombal, Itaporanga e Guarabira tiveram a oportunidade de receber o gestor Plácido Pires, que levou ao homem do campo as informações necessárias ao início da elaboração dos subprojetos a serem beneficiados com a verba de mais de US$ 28 milhões, provenientes de parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial (Bird).

Em Guarabira, oito municípios foram representados durante a reunião: Araçagi, Cuitegi, Pirpirituba, Serra da Raiz, Pilõezinhos, Pilões e Itapororoca. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores a convite do deputado estadual Ranyere Paulino, que também irá disponibilizar o trabalho de assessoria jurídica a associações comunitárias com pendências financeiras e que precisam se atualizar para receber os benefícios.

 “Esse trabalho feito pelo Cooperar de sair de João Pessoa e vir até as comunidades é excepcional porque facilita a vida do homem do campo. Agora as comunidades precisam se organizar. Eu vou disponibilizar através do meu gabinete para um assessoramento jurídico e contábil para aquelas associações que estejam com pendências junto ao Cooperar ou outras instituições públicas eu me coloco a disposição”, informou o deputado.

O gestor Plácido Pires ressaltou que é preciso as comunidades estarem preparadas para receber os benefícios e, por isso, as audiências públicas têm servido para esclarecer todas as dúvidas do trabalhadores rurais. “Nós estamos numa expectativa muito grande de que a qualquer momento o nosso contrato com o Banco Mundial seja assinado. Então é necessário preparar as comunidades para quando isso acontecer. O nosso trabalho não para. Nossas equipes estão em campo providenciando para que nenhuma comunidade fique de fora”, afirmou.

Pombal e Itaporanga – Em Pombal, mais de 100 pessoas de quatro municípios participaram da audiência pública e saíram informados sobre os procedimentos necessários para receber os benefícios do Cooperar. O deputado estadual Doutor Verissinho, parabenizou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Projeto.

“Essa reunião foi um diálogo democrático, um diálogo aberto, onde o coordenador do Projeto explicou muito bem qual é a nova perspectiva de se trabalhar com o Cooperar. O debate foi muito bom. Realmente houve uma interação muito grande entre os técnicos e as comunidades que serão beneficiadas pela nova maneira desse projeto trabalhar”, afirmou Verissinho.

No município de Itaporanga a recepção ao Projeto Cooperar não foi diferente. Os produtores rurais demonstraram satisfação com as informações recebidas “e felizes em saber que o Cooperar voltou a beneficiar a população paraibana. Há anos nós não víamos o Cooperar atuando no nosso município e o trabalho desse projeto é muito importante para nós homens do campo. Por isso, estamos muito felizes com esse retorno”, disse o agricultor Antônio Martins.

Nice Almeida, da Assessoria de Imprensa do Projeto Cooperar