Fale Conosco

19 de maio de 2009

Municípios são mobilizados para a V Semana dos Alimentos Orgânicos



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está mobilizando toda sua estrutura presente nos 223 municípios paraibanos, para participar da V Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontecerá de 25 a 29 deste mês, numa promoção do Ministério da Agricultura Pecuária e Pesca (MAPA).
  
A terça-feira (26) foi reservada pela diretoria colegiada do órgão para a mobilização das ações de esclarecimentos quanto à importância do plantio e uso de produtos agroecológicos pela população. Segundo o assessor estadual da empresa, Henrique Paz, os coordenadores das 15 regiões administrativas estão orientando os extensionistas dos municípios de suas jurisdições a utilizar todos os meios possíveis de comunicação, a fim de conscientizar as pessoas, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

Ele explicou que o hábito do consumo de orgânicos ainda é tímido na Paraíba, devido à falta de conhecimento da população sobre as vantagens e benefícios desse tipo de alimentação. Ele acredita que depois desse evento haverá crescimento no setor. A iniciativa tem o objetivo de ampliar conhecimentos tanto dos consumidores quanto dos produtores, para o fortalecimento da produção orgânica sustentável.

A programação da V Semana dos Alimentos Orgânicos prevê, além da realização de feiras, distribuição de cartilhas e folderes explicativos e conferências em diversos municípios sobre o assunto. De 26 a 29 deste mês, o engenheiro agrônomo da Emater, Odinilson Alves de Aguiar, fará palestras em Curral de Cima, Espírito Santo e João Pessoa para produtores, alunos da rede estadual de ensino e filiados da Associação de Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária (Agroa).

Lourdinha Araújo, da Emater