João Pessoa
Feed de Notícias

Municípios paraibanos se adaptam a nova política do Pnae

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 - 12:06 - Fotos: 

O município de Sousa, no alto Sertão Paraibano, pioneiro nas ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, já está se adaptando a nova política do Programa de Alimentação Escolar (Pnae).

As atividades do programa tiveram início no final do ano passado por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) que fez a apresentação da Lei 11.947/2009 para mais de 200 pessoas, com a participação do governador José Maranhão, o presidente da Emater-PB Hermano Araújo, secretários de Educação e Agricultura, gestores da rede pública de ensino, nutricionistas, representantes dos 13 municípios que compõe a região, entre outros.

De acordo com a nova lei, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, deverá ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

Após o encontro, a Emater de Sousa já vê os frutos do trabalho da apresentação do programa naquela região. As instituições envolvidas no Pnae começaram a se organizar em seus municípios e a empresa vem articulando a comercialização dos produtos da agricultura familiar para as escolas da rede pública de ensino.

A extensionista social, Maria de Melo, a convite da secretária de Educação de Sousa, Josefa Neumira de Abrantes, participou nos dias 18 e 19 de reuniões no Núcleo III do Perímetro Irrigado/São Gonçalo e nas Várzeas de Sousa no Lote 05/Setor VI com produtores rurais e grupos de mulheres que irão fornecer os alimentos para compor o cardápio da alimentação escolar.

Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, o calendário de eventos do Pnae nas 13 unidades operativas, jurisdicionadas pela região, já está sendo elaborado.   

Divulgação

A divulgação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, já foi realizada em seis regiões do Estado: Sousa, Areia, João Pessoa, Solânea, Itaporanga e Itabaiana. A intenção da Emater é fechar o calendário de eventos até o dia 12 de março, nas demais regiões administrativas da empresa – Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Princesa Isabel, Pombal, Catolé, Picuí, Serra Branca e Guarabira.  Já nos municípios essas ações serão repassadas até o dia 19.

Encontro

A assessora estadual da Emater e articuladora estadual da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar (Reacaf-PB), Mércia Lucas, e a assessora estadual do Núcleo de Extensão Social (Nueso), Ivanalda Dantas, participam entre os dias 2 e 4 de março, em Brasília, de uma oficina de avaliação do Reacaf onde irão apresentar os resultados do PAA e do Pnae na Paraíba. O evento, que acontece no auditório do Incra, conta com a participação de todos os articuladores estaduais e nacionais do Reacaf.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB