Fale Conosco

26 de abril de 2011

Municípios da Paraiba são contemplados com bibliotecas rurais do Programa Arcas das Letras



Mais dez bibliotecas rurais do programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão sendo entregues na Paraíba, contemplando os municípios de Assunção, Baía da Traição, Princesa Isabel e Serra Branca. As primeiras foram entregues nesta terça-feira (26), em Baia da Traição.

Na Paraíba, o Programa Arca das Letras já funciona em 357 comunidades rurais de 126 municípios e atende a mais de 45 mil famílias agricultoras. No Estado, as prefeituras, a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e a Emater/PB, juntamente com Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, atuam em parceria com a Delegacia Federal do MDA para ampliar o número de comunidades atendidas por bibliotecas.

Além das entregas das novas bibliotecas rurais, a equipe técnica do programa está monitorando e avaliando as unidades já implantadas na Paraíba entre 2003 e 2010. Em fevereiro deste ano foram entregues no Estado 32 bibliotecas, atendendo outros cinco municípios.

Nesta nova fase, a primeira entrega foi nesta terça-feira na comunidade indígena Aldeia Forte, no município de Baía da Traição. A exemplo do que acontece em todas as comunidades beneficiadas, o passo seguinte após a entrega dos livros será a capacitação dos agentes de leitura, moradores que de forma voluntária cuidam das bibliotecas e estimulam a leitura.

Para esta quarta-feira (27) estão marcadas as entregas de bibliotecas na comunidade Cajazeiras, às 9h, no município de Assunção, e na Secretaria Municipal de Educação de Serra Branca, a partir das 14h. Nos dois municípios haverá capacitação de agentes de leitura.

Na quinta-feira (28), encerrando a programação de entregas das bibliotecas, as comunidades rurais de Princesa Isabel receberão cinco unidades da Arca das Letras.