João Pessoa
Feed de Notícias

Municípios apresentam atrativos turísticos em workshop da PBTur

sexta-feira, 1 de junho de 2012 - 09:39 - Fotos:  Edgley Delgado

Turismo rural, turismo religioso, patrimônio histórico, cultura popular nordestina, gastronomia e a animação dos festejos juninos foram os principais produtos apresentados durante o Workshop dos Destinos, no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa.

Participaram do evento realizado na tarde dessa quinta-feira (31) representantes dos municípios de Pedras de Fogo, Alagoa Grande, Guarabira, Bananeiras, Santa Inês, Arraiá do Cumpade – do Distrito de Galante – e Memorial do Maior São João do Mundo. Na plateia estavam agentes de turismo, jornalistas e a população de um modo geral.

O evento promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB, Fecomércio e Prefeitura Municipal de João Pessoa teve o seu ponto alto nos estandes montados em frente ao prédio do Centro Turístico, com a apresentação de grupos folclóricos, forró, artesanato e gastromonia dos 16 municípios participantes e quatro equipamentos turísticos.

“A nossa proposta é trazer as pessoas para conhecer o interior do Estado que é rico no seu turismo e tradições culturais, especialmente nesse período de São João. Precisamos fortalecer não só o Litoral, mas o interior também. Nós temos São João em todos os municípios e temos uma natureza maravilhosa, com matas, pedras, cachoeiras e um belo patrimônio histórico”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

O secretário de Turismo do Estado, Renato Feliciano, afirmou que o Workshop dos Destinos e a apresentação da programação das Festas Juninas são muito importantes para o turismo do Estado. “É a força do nosso Estado que tem uma tradição muito grande, com a realização dos festejos juninos em todos os municípios, a partir do litoral. Isso é único no Brasil”, disse.

Workshop – O primeiro município a apresentar o seu turismo foi Pedras de Fogo, por de Michele Brito, diretora de Cultura da cidade e coordenadora do Projeto Cavalo marinho Boi de Prata, uma brincadeira com danças, músicas e teatro, apresentada por 16 componentes de 7 a 23 anos de idade.

O município de Alagoa Grande apresentou os prédios históricos da cidade e falou um pouco da história do município, rica na cultura musical, destando o Memorial Jackson do Padeiro. Também mereceu destaque a Semana da Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro; os festejos juninos que acontecerão a partir do dia 16 de junho, a cachaça e a culinária.

O representante de Guarabira, Paulo Costa, disse que os agentes de turismo poderiam apreciar as atrações do município ao vivo, com a apresentação dos alunos da Escola de Sanfoneiros Mirins e o artesanato. Disse que a principal festejo da cidade é a Festa de Nossa Senhora da Luz, que acontece de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Costa falou ainda sobre o Memorial Frei Damião, que atrai 120 mil turistas por ano ao município. Foi anunciado que nos dias 21 e 22 de junho Guarabira terá o seu tradicional Festival de Quadrilhas e de 27 a 30 de junho, os festejos juninos.

Santa Inês foi representada por Mariano Costa, que apresentou o turismo rural praticado no município, com a existência de duas trilhas, de cinco cachoeiras, açudes, matas, a revoada das garças, a Pedra Lavrada, onde se pratica rapel e escalada e formações geológicas conhecidas como marmitas. Na apresentação da programação do São João, o município fez uma exibição com a Banda de Pífanos Pimenta Malagueta e o artesanato da Comunidade Quilombolas da Cruz da Menina.

Santa Rita vendeu o seu turismo partindo da história da cidade, a segunda mais velha do Estado da Paraíba. Apresentou a Torre do Mirante Atalaia, Engenho Del Rei, Forte de São Sebastião, o 2º maior acervo de capelas da Paraíba e a existência de água mineral, entre outros atrativos do município.

A assessora de Imprensa de Bananeiras, Juliana Gondim, apresentou as atrações do município do Brejo e relatou que há oito anos a administração vem trabalhando o turismo. Com isso, já tem consolidado um turismo durante todo o ano, onde se destacam belezas naturais, como a Cachoeira do Rocandor, e uma vasta culinária regional em restaurantes e hotéis. As principais atividades turísticas são o São João com forró pé-de-serra, que acontecerá esse ano de 21 a 24 deste mês; a programação do projeto Caminhos do Frio (23 a 29 de julho) e o Auto de Natal, que é apresentado em praça pública.

Por fim, o Memorial do Maior São João do Mundo foi apresentado por Cleia Cordeiro, contando a história do São João de Campina Grande.