João Pessoa
Feed de Notícias

Município investirá R$ 300 mil em Centro de Referência e na estruturação de Secretaria

sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 18:19 - Fotos: 
O município de Cajazeiras será beneficiado, nos próximos meses, com recursos da ordem de R$ 300 mil para serem investidos na implantação do Centro de Referência da Mulher e na estruturação da recém-criada Secretaria Municipal da Mulher. Esses investimentos são provenientes de projetos estruturados pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, e aprovados pela Secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo Federal.

Também foi aprovada a reestruturação da Delegacia da Mulher da cidade, dentro do projeto da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, que inclui melhorias para todas as outras delegacias com essa especialidade de atendimento no Estado. O anúncio sobre a aprovação dos três projetos foi feito pela gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira, e pelo prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, durante o Seminário Governamental de Políticas para as Mulheres, realizado nessas quarta (14) e quinta-feira (15) em Cajazeiras.

Atribuições – Ao comentar os investimentos, Douraci Vieira explicou que entre as atribuições do Centro de Referência da Mulher, está a articulação de uma ampla rede de serviços de atenção às mulheres em situação de violência, com atendimento médico, psicossocial e jurídico. “Esse Centro terá um papel catalisador em Cajazeiras e municípios circunvizinhos, desde a difusão de informações sobre os direitos das mulheres até encaminhamentos para serviços de caráter estadual”, avalia.

A gerente explica ainda que os trabalhos do Centro de Referência serão realizados em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), que tem atuação em oito municípios dessa região.

Seminário – Com o objetivo de apresentar para a população o que são as políticas públicas para mulheres e a importância de sua implementação no Sertão paraibano, o evento foi realizado pela Prefeitura de Cajazeiras, tendo a gerente Douraci Vieira como palestrante sobre o tema principal, ‘Políticas Públicas e Cidadania Para Mulheres’. O Seminário foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB).

De acordo com Douraci, a realização desse evento pode ser considerado um marco histórico para a cidade, uma vez que sinaliza avanços significativos no atendimento à mulher. “Cajazeiras já assinou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e desenvolve importantes trabalhos, através da Coordenadoria da Mulher, tendo a frente a coordenadora Ana Cleuda de Souza. O Prefeito Léo Abreu transformará esse organismo em Secretaria Municipal, que expandirá ainda mais as ações nessa área”.  

Acesso a serviços – Com a execução dessas ações, consolida-se o estreitamento das relações entre as esferas federal, estadual e municipal, ampliando o acesso da população aos serviços. Também foram realizadas discussões sobre o eixo de autonomia econômica, com a presença de mulheres produtoras, a exemplo de artesãs, trabalhadoras domésticas, empreendedoras, membros de grupos de produção, associações e cooperativas.

O evento contou com a participação de vários gestores da Prefeitura de Cajazeiras e representantes de diversos setores, além dos municípios de São José de Piranhas, Monte Horebe e Santarém. Estavam presentes outros organismos Estaduais convidados, a exemplo da Secretaria Estadual de Agricultura, da Emater-PB e do Projeto Cooperar, além do Sebrae, que serão parceiros da Secretaria Estadual da Mulher e da Prefeitura de Cajazeiras em vários outros projetos e ações. Também marcaram presença no Seminário, conselhos de mulheres, idosos e tutelares, representações de movimentos de mulheres, que têm tido importante presença em defesa dos direitos desse público no município, pastorais sociais e representações de escolas locais.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa da Secretaria de Políticas para Mulheres