João Pessoa
Feed de Notícias

Multidão comparece a enterro de Vital do Rego em Campina Grande

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 21:39 - Fotos: 

Uma grande comoção marcou o velório e sepultamento do advogado e ex-deputado Antonio Vital do Rego, em Campina Grande, na tarde desta quarta-feira (3). A cidade parou para a última homenagem a um de seus filhos mais ilustres. A missa de corpo presente, no início da tarde, foi celebrada pelo bispo de Campina Grande dom Jaime Vieira e alguns padres, na sede da sub-seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O caixão, coberto com as bandeiras do Brasil e da OAB, seguiu em um carro aberto do Corpo de Bombeiros até o cemitério do Monte Santo, onde ocorreu o sepultamento. O cortejo fúnebre teve início às 16h30 e percorreu diversas ruas – incluindo a que residia Vital do Rêgo – e avenidas da cidade, chegando ao cemitério por volta das 17h30.

Ao chegar ao cemitério, o caixão foi conduzido pelo governador José Maranhão, os filhos Veneziano Vital do Rego, prefeito de Campina Grande, e o deputado federal Vital do Rego Filho até o mausoléu da família. A cerimônia de sepultamento foi concluída às 18h40, após os pronunciamentos do governador Maranhão, de Veneziano, do deputado federal Marcondes Gadelha e de um amigo da família, o desembargador Romero Marcelo da Fonseca.

O governador José Maranhão afirmou que Vital foi um homem extraordinário, que conseguiu conciliar a atividade parlamentar, a tribuna política e a tribuna no foro, a cátedra. Disse ainda que cada orador que se expressou no sepultamento destacou uma qualidade da vida de Vital do Rego.

“Eu posso dizer, resumindo tudo, que em todos esses aspectos Vital do Rego foi de um brilhantismo extraordinário e marcou toda a sua vida pelo traço do idealismo, do compromisso social, sobretudo, na defesa do estado de direito, na defesa da democracia, e na defesa dos mais humildes”, destacou Maranhão, afirmando ainda que o ex-deputado representou muito “para os campinenses, para os paraibanos e os brasileiros”.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba e primeira dama do Estado, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, também participou da missa e do sepultamento, bem como diversos secretários do Governo Estadual e outros auxiliares.

Em um discurso emocionado, Veneziano agradeceu a calorosa homenagem que o povo de Campina Grande, o governador Maranhão, desembargadores, advogados, professores prestaram ao seu pai. O prefeito enalteceu as virtudes do pai e disse que “ele foi excelente, competente e todas as suas atribuições como tribuno, como parlamentar, como cidadão”.

Já o deputado federal Marcondes Gadelha, em um discurso bastante aplaudido, exaltou as diversas qualidades do advogado, político e amigo Vital do Rego. “Ele foi um dos mais ativos e mais vocacionados políticos da Paraíba dos últimos cinqüenta anos, sendo referência para as gerações de agora e sempre. Siga em paz meu caro amigo Vital do Rego, meu companheiro de tantas e tantas lutas”, declarou.

No final do enterro, o deputado Vital do Rego Filho declarou em voz alta: “Vital do Rego, único e para sempre”, seu gesto foi aplaudido por todos os presentes. Antonio Vital do Rego faleceu na manhã desta terça-feira (2) em Recife (PE) aos 74 anos de idade. Ao longo da vida foi presidente da OAB, Reitor da antiga URNE – Universidade Regional do Nordeste, deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado do Governo, além de ter sido um dos mais brilhantes intelectuais e juristas do país.

Josélio Carneiro, com fotos de manodecarvalho