João Pessoa
Feed de Notícias

Multidão assiste Desfile da Independência na Duarte da Silveira

sexta-feira, 7 de setembro de 2012 - 16:47 - Fotos:  Kleide Teixeira/ Secom-PB

Era pouco mais de 11 horas desta sexta-feira (7) quando a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) iniciou seu desfile – em homenagem à Independência do Brasil – na Avenida Duarte da Silveira, Centro de João Pessoa. A chegada dos militares acabou com a ansiedade de todo público presente. “Está lindo, é o desfile que a gente estava esperando”, comentou a expectadora Ana Rodrigues, 35 anos.

“Não tem nada melhor do que a apresentação da PM. Vir para a Duarte e não esperar a passagem dos policiais militares não tem graça”, completou Analete Rodrigues, 62 anos. Assim como elas, aproximadamente 80 mil pessoas assistiram com entusiasmo o defile cívico-militar deste sete de setembro.

O comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, lembrou que a data, neste ano, suscita a celebração dos 190 anos da independência do Brasil – no ano que a Polícia Militar da Paraíba completa 180 anos. “É um instante também de reflexão, para cada brasileiro meditar sobre o que está sendo feito para melhorar o nosso país, em relação à verdadeira independência, que é a cidadania e o respeito aos direitos humanos”, pontuou.

Coronel Euller enfatizou, ainda, que a PMPB tem procurado participar ativamente desse processo de crescimento e valorização dos cidadãos, através da polícia solidária, cada vez mais próxima da população, com ações de prevenção. O comandante geral frisou que a PM inova neste desfile, trazendo à frente da apresentação dos militares 250 crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e “Uma Nota Musical Que Salva”.

Após a passagem das crianças pela Duarte da Silveira, foi a vez dos 1.248 policiais militares desfilarem na avenida.  Participaram todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares da reserva, alunos do Colégio Militar e a Banda de Música da PM.

Também teve destaque a apresentação do grupamento motorizado e de todos os equipamentos e itens recém-adquiridos pelo Governo para Polícia Militar. “O desfile também é o momento de nós apresentarmos aos paraibanos todo o investimento que foi feito na corporação. É um momento de prestar contas aos cidadãos, nossos verdadeiros patrões. Só nos últimos 20 meses, foram R$26 milhões em investimentos”, enfatizou o comandante geral da PM.

O desfile de sete de setembro da Polícia Militar foi encerrado pelo Regimento de Polícia Montada – a Cavalaria. Estiveram presentes no evento diversas autoridades civis e militares, entre elas o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Entre os militares, compareceram o comandante do Grupamento de Engenharia, o general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira; o secretário chefe da Casa Militar, coronel Fernando Chaves e o comandante geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba,  coronel Jair Carneiro.