João Pessoa
Feed de Notícias

Mulheres são alvo da campanha do Hospital de Trauma

segunda-feira, 4 de março de 2013 - 16:36 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma “Senador Humberto Lucena”, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, realizará, nesta terça-feira (5),  mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue. Neste mês, em alusão ao dia 8 de Março, as mulheres serão o público alvo da ação.

As doações serão feitas em uma unidade móvel do Hemocentro que estará em frente à recepção administrativa do Hospital, no horário das 9h às 16h. Os doadores devem comparecer ao Trauma com documentos originais com foto. Durante a ação, também será realizado cadastro de doadores de medula óssea para o cadastro nacional.

De acordo com a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divani Cabral, no ano passado, a adesão feminina nas campanhas realizadas pelo órgão foi considerada pequena. Dos 47 mil doadores em todo Estado, apenas 9 mil foram mulheres, o que equivale a 21% de adesão.

Ainda segundo a coordenadora, a falta de informação e os mitos sobre a doação de sangue feminina são as grandes responsáveis pelos dados negativos. “Acredito que ainda se deve quebrar muitos mitos sobre a doação de sangue feminina. A mulher só fica impossibilitada de doar sangue quando estiver  grávida ou amamentando. Até nos períodos da menstruação elas estão habilitadas a doar”, explicou a coordenadora.

A coordenadora da agência transfusional do Hospital de Trauma, Rosineide Pontes, ressaltou a importância da doação e estimula as mulheres a participarem das campanhas, argumentando que elas são as responsáveis em dar a vida, e por isso devem ajudar a salvá-la. Ela observou que, dependendo da gravidade do paciente, são necessários de três a 20 bolsas de sangue. “Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, comentou.