Fale Conosco

21 de março de 2012

Mulheres do turismo debatem melhorias no setor



Um olhar feminino sobre o turismo. Com essa proposta de diálogo, a Secretaria Executiva do Turismo reuniu, na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), mulheres que se destacam no turismo da Paraíba. O evento fez parte da programação especial do Governo do Estado em homenagem às mulheres neste mês de março.

As homenageadas lembraram que ainda há muito a ser feito no turismo paraibano. “Destinos turísticos que foram desenvolvidos apenas para atender turistas fracassaram. Precisamos incluir também a comunidade local, para que o desenvolvimento seja completo”, defendeu a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

O combate ao turismo sexual foi abordado pela promotora Soraya Escorel, que trata especificamente de questões ligadas à criança e ao adolescente. Ela elogiou a forma como é vendida a imagem da Paraíba. “Vendo os materiais de divulgação do nosso estado, percebo que o que está sendo repassado para fora não é uma imagem de exploração”, comemorou.

A jornalista e representante do movimento feminista Estelizabel Bezerra manifestou a satisfação de perceber a desconstrução da imagem de exploração da mulher no turismo paraibano. “Com essa presença significativa da mulher no setor, é clara a vontade de mostrar que não precisamos perpetuar essa imagem para vender nosso estado”, declarou.

O secretário executivo do Turismo, Walter Aguiar, e o secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, apontaram a presença feminina no setor como um forte aliado para resolver essas questões. “As mulheres têm um olhar mais focado no detalhe, o que nos leva facilmente às melhorias a serem implementadas”, afirmou Walter. “Elas não têm limitações. Desempenham com competência todas as funções que lhe são confiadas em prol do desenvolvimento do turismo no estado”, completou Linhares.