João Pessoa
Feed de Notícias

Mulher e da Diversidade Humana – Secretárias

Gilberta Santos Soares

Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana

Gilberta Santos Soares, natural de Campina Grande, vive em João Pessoa desde 1987. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em psicologia pela Universidade Regional do Nordeste, com formação em Psicologia Social e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. É psicoterapeuta com formação na abordagem de Biossíntese no Centro Brasileiro de Bio-Síntese em parceria com o Instituto Internacional de Biossíntese. Feminista, sócia fundadora da ONG Cunhã Coletivo Feminista/PB. Integra redes e articulações de organizações feministas brasileiras, como a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e a Rede Nacional Feminista de saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (RFS) e representou o movimento feminista em fóruns locais, nacionais e internacionais. Foi Secretaria Executiva das Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro. Integrou o Grupo de trabalho da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde para formulação da Norma Técnica de Assistência Humanizada ao Abortamento e a Câmara temática sobre violência doméstica e sexual que propôs políticas de atenção à mulher em situação de violência. Integrou a Comissão interinstitucional que elaborou o protocolo de atendimento do Programa de assistência a mulheres vítimas de violência Sexual (PAMVVS) da Paraíba. Realizou oficinas, debates, conferências, ações de advocacy, seminários diagnósticos e pesquisas sobre saúde da mulher, sexualidade, direitos reprodutivos, direitos sexuais, violência contra a mulher.

Gilma Germano

Secretária Executiva

GILMA VASCONCELOS DA SILVA GERMANO é natural de Picuí – PB, formada em Administração Pública, funcionária licenciada do Banco do Brasil, onde ingressou em 1984. Exerceu o cargo de secretária da Promoção e Assistência Social de Picuí, na gestão de Buba Germano (2005-2010). Em 2010, é eleita deputada estadual pelo PPS para a 17ª legislatura (2010-2014).

Na Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB – presidiu a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades, instalou e presidiu duas Frentes Parlamentares: a de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes e Apoio às Pessoas com Deficiência. Foi membro da Comissão de Orçamento. Presidiu em 2012 a Executiva Estadual do PPS-PB. Licenciou-se do mandato de deputada estadual em abril de 2013, para ocupar o cargo de Secretária de Estado da Interiorização da Ação do Governo.