Fale Conosco

14 de janeiro de 2013

Mudanças no quadro da Fundac-PB fortalecem atendimento socioeducativo no Estado



Empossados, na sexta-feira (11), novos colaboradores e servidores que já faziam parte do quadro de pessoal da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac-PB).

Segundo a presidente da Fundac-PB, Cassandra Figueiredo, as mudanças fazem parte do processo de adequação da entidade à Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE – lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, em vigor desde abril), que regulamentou a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que praticam ato infracional e alterou trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente e de outras legislações relacionadas.

“Estamos trazendo pessoas com conhecimento, perfil e história de luta em defesa da criança e do adolescente para adequarmos às funções necessárias ao cumprimento de ações determinadas pela Lei. Além de remanejamentos necessários para potencializarmos o nosso trabalho, através dos profissionais que vêm se destacando em suas ações”, informou Cassandra.

Entre os novos colaboradores, está Sérgio Lucena, pedagogo com pós-graduação em direitos humanos e que atuou como conselheiro tutelar em João Pessoa. Ele vai responder pelo Programa de Atendimento e Acompanhamento ao Egresso, a ser implementado na Fundac-PB. “Sinto-me honrado por contribuir com o sistema de atendimento socioeducativo, para garantir ao adolescente em medida um retorno, de fato, à sociedade, sem exclusão, mas buscando o exercício pleno do direito a cidadania”, compartilhou Sérgio.

Outra pessoa que chegou com muita vontade de contribuir é a assistente social Denise Miranda, que assume a Diretoria Técnica da Fundação. “Um projeto como esse, de trabalhar com adolescentes em conflito com a lei, vai além de um projeto profissional; é um projeto de vida, para fazer algo pela melhoria da nossa sociedade”, disse Denise.

O pedagogo Carlos Antônio Ribeiro é o novo Chefe de Gabinete da Presidência. “Venho com o objetivo de construir um diálogo positivo com foco nos avanços das políticas públicas da Criança e do Adolescente”, contou Carlos.

Alguns colaboradores que já trabalham na instituição foram remanejados para funções estratégicas e que ampliam a capacidade de atuação profissional. Foi o caso da assistente social e professora em Serviço Social Cízia Romeu, que saiu da diretoria do Centro Educacional do Jovem para assumir a Coordenação de Capacitação da Fundac. Além da atuação profissional, ela participa de movimentos pela proteção da criança e do adolescente. “Meu objetivo é desenvolver um trabalho qualificado e comprometido com a política pública voltada para o adolescente em conflito com a lei, tendo como foco a execução adequada dos parâmetros socioeducativos previstos pelo SINASE”, afirmou Cízia.

Cláudia Naiza, que respondia pela Coordenação de Capacitação passa a exercer a função de gerente do Eixo Abordagem Familiar e Comunitária. Alan Douglas, que era o chefe de gabinete da Presidência, passa a responder pela Diretoria Financeira. Alan é formado em Administração de Empresas, em Ciências Contábeis, pós-graduado em gestão e auditoria públicas e atuou por muitos anos nessas áreas. “Tenho as melhores expectativas para a nova função, pois conheço todo funcionamento da Fundac. A chefia de gabinete deu uma visão completa da instituição e isso vai facilitar minha atuação na nova função”, completou Alan.