João Pessoa
Feed de Notícias

Mudanças melhorarão sensivelmente a capacidade operacional do terminal paraibano

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 09:16 - Fotos: 
Considerado como um dos portos do Nordeste com maior potencial de crescimento, a direção do Porto de Cabedelo está trabalhando para tornar o terminal paraibano em uma das melhores operações do País. São diversas ações em andamento, além de projetos a serem executados que, brevemente, darão ainda mais destaque ao porto paraibano.

Segundo o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba que administra o Porto, Wagner Breckenfeld, as mudanças melhorarão sensivelmente a capacidade operacional do terminal paraibano. Dragagem do canal de navegação, ampliação de espaços de armazenagem, melhoria da estrutura física do terminal, no prédio sede da Cia, a aquisição de guindastes mais modernos e potentes, a recuperação das defensas, se destacam entre as ações que promoverão esse up grade no Porto de Cabedelo.

“A localização do Porto é estratégica e privilegiada, tem uma operação eficiente e com as ações de melhoria que estão sendo executadas, muito em breve, ele se destacará”, afirma Wagner. Ele lembra que este mês uma comissão de empresários da região Sul esteve em visita ao Porto e ficaram impressionados com as possibilidades a serem exploradas.

“Hoje, o que aparentemente é uma desvantagem, como a baixa movimentação, possibilita darmos prioridade a determinados armadores. Além disso, temos boa infraestrutura e vias de acesso terrestre todas disponíveis e não congestionada, dando ao porto uma condição potencial e diferenciada”, confirma Wagner Breckenfeld.

Mudanças

Com um canal medindo seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e 9,14 metros de profundidade, atualmente o Porto tem uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado. Com a conclusão do projeto de dragagem, que começa a ser executado agora em junho, o porto poderá receber embarcações de até 40 pés de calado.

Além disso, outras deficiências do Porto estão sendo sanadas, a exemplo dos reparos no pátio e nas defensas. Outra negociação em andamento com alguns empresários possibilitará a aquisição de equipamentos, a exemplo de guindastes mais potentes, que serão utilizados na movimentação de contêineres.

                                      Da Assessoria de Imprensa da Cia Docas