Fale Conosco

29 de maio de 2009

MS realiza Mostra HumanizaSUS no Espaço Cultural, a partir da quarta



A partir da próxima quarta-feira (3), acontecerá no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa, a ‘Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo’. A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS), que celebra os 20 anos do Sistema Único de Saúde e os cinco anos da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS).

A mostra não tem uma direção única e apresenta, de forma inovadora, diferentes ambientes que trazem as idéias e práticas do HumanizaSUS para qualificar a atenção e a gestão da saúde pública brasileira.
 
A mostra estará na Paraíba até o dia 10 de junho (exceto sábado e domingo), de 09h às 12 e de 14h às 17h. Os visitantes conhecerão as diferentes formas de produção de saúde pelo Brasil, através de vídeos, literatura de cordel, jogos eletrônicos, fotografias e depoimentos de usuários e trabalhadores do SUS. A cabine de depoimentos possibilita que se deixem as impressões sobre o SUS e a exposição conta ainda com computadores para cadastro e acesso à Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net).

É possível também apreciar os relatos sobre a saúde pública na voz dos moradores das diferentes cidades por onde a exposição passou, desde junho de 2008, quando foi lançada. No total, onze cidades brasileiras já receberam a mostra: Vitória-ES, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Belém-PA, Imperatriz-MA, São Luiz-MA, Campo Grande-MS e Salvador-BA.
 
A entrada é franca e a programação da exposição inclui ainda rodas de conversa todos os dias, de 10h e 15h, com consultores do HumanizaSUS que debatem com os visitantes temas atuais da saúde pública brasileira.

Política de Humanização – O HumanizaSUS está vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde e, desde 2003, propõe mudanças para qualificar a atenção e gestão em saúde pública no Brasil, atuando em todas as políticas do SUS.   A redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso, o atendimento acolhedor e resolutivo, baseado em critérios de risco, a garantia dos direitos dos usuários, a valorização do trabalho na saúde e a gestão participativa nos serviços são parte dos resultados buscados pela Política de Humanização.

Em 2009, de 5 a 7 de agosto será realizado em Brasília o 2º Seminário Nacional de Humanização -¨Trocando experiências. Aprimorando o SUS¨, que vai dar visibilidade a iniciativas de todo o Brasil no campo da humanização do SUS.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde