João Pessoa
Feed de Notícias

Movimento de passageiros no Aeroporto Castro Pinto cresce 36,70% em junho

sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 12:13 - Fotos:  Arquivo

O mês de junho registrou um crescimento de 36,70% na movimentação de passageiros do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, em comparação ao mesmo período de 2014. Este ano foram 118.663 embarques e desembarques (55.996 embarques e 62.667 desembarques) contra 86.807 (39.158 embarques e 47.649 desembarques) em igual período do ano passado. O levantamento é da Empresa Brasileira de Infraestrutura (Infraero), a partir dos dados repassados pelas companhias aéreas (TAM, Gol, Avianca e Azul) que operam no Castro Pinto. No primeiro semestre deste ano já são 748.029 passageiros.

O crescimento do movimento de passageiros no equipamento paraibano em 2015 tem sido positivo desde janeiro. Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, esse crescimento nos embarques e desembarques no Castro Pinto é reflexo das várias ações que o Governo do Estado tem realizado, em parceria com o trade turístico, junto às operadoras de turismo dos principais mercados emissores de turista para a Paraíba.

“Desde o início da nossa gestão, em 2011, que estamos promovendo capacitações de agentes de viagens das principais operadoras do país e do exterior. Também é importante destacar nossa presença nas principais feiras e eventos de turismo, sempre divulgando nossas belezas naturais, nossa cultura, o artesanato e a variedade da nossa gastronomia. Não podemos esquecer que fizemos campanhas pontuais para atrair turistas para nossos festejos juninos, em especial o Maior São João do Mundo, de Campina Grande, que sempre beneficia nossa rede hoteleira da grande João Pessoa”, destacou.

Mais de 1 milhão de passageiros – Se o aeroporto Castro Pinto atingiu a marca de 1 milhão de passageiros em outubro de 2012, Ruth Avelino avalia que essa tendência de alta na movimentação de passageiros deverá ultrapassar a casa dos 1,3 milhão de passageiros registrada no final do ano.

“Numa estimativa preliminar, mantendo esse crescimento, o aeroporto deverá atender um público de 1,6 milhão de passageiros, o que representaria um crescimento próximo de 35% a 40% em relação ao ano passado”, disse. A executiva da PBTur lembra que no segundo semestre há uma programação confirmada de grandes eventos em João Pessoa com a inauguração oficial do Centro de Convenções, que acontece no dia 5 de agosto.

“Estamos muito otimistas quanto ao crescimento do movimento de passageiros no aeroporto, mas sempre lembrando de que nem todos os usuários são turistas. Mas fica evidente que a Paraíba tem sido roteiro de férias de muitas famílias, principalmente vindas dos mercados onde estamos ampliando as capacitações e a divulgação do nosso destino”, afirmou.