Fale Conosco

8 de abril de 2014

Movimento de Mulheres e Feministas são recebidas pelo Governo do Estado



Representantes do Movimento de Mulheres e Feministas foram recebidas pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos, e pela secretária executiva Nézia Gomes, para discutir as reivindicações da Carta do Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba entregue às autoridades governamentais e divulgada no dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. A carta reivindica direitos e cobra responsabilidades dos poderes públicos em diversas áreas, como saúde, segurança e participação política.

Segundo a secretária Gilberta Soares, as reivindicações do Movimento de Mulheres se conectam com as próprias demandas do Governo do Estado. “Pretendemos ampliar a participação de mulheres em cargos públicos, fomentar a criação de organismos públicos de políticas para mulheres nos municípios, trabalhar na redução da mortalidade materna e buscar mais recursos para implantação de políticas”, informou.

Gilberta Soares citou como avanço na política local o Pacto pelo Desenvolvimento Social, no qual foi incluído como critério de acesso no edital de transferência de recursos para municípios a redução da mortalidade materna, dos índices de violência doméstica e familiar. “Os gestores terão que melhorar os índices de desenvolvimento humano para ter acesso aos recursos, isso inclui a questão de gênero”, explicou. Durante a reunião foi definida uma agenda em maio para apresentação de prestação de contas de recursos aplicados nas ações e políticas desenvolvidas para mulheres na Paraíba.

A representante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e Cunhã Coletivo Feminista, Joana D’Arc da Silva, afirmou que a maior reivindicação é o aumento de recursos orçamentários com rubrica específica para Secretaria da Mulher, além de realização de concurso público para quadro de técnicos e também a efetivação da intersetorialidade – com foco na ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder de maneira paritária.

Participaram da reunião as representantes da Rede das Mulheres em Articulação da Paraíba, Marcha Mundial de Mulheres, Consulta Popular, Centro da Mulher Oito de Março, Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba e Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Cunhã Coletivo Feminista, União Brasileira de Mulheres (UBM), Fórum de Mulheres da Paraíba.