João Pessoa
Feed de Notícias

Movimentação cresce e Porto de Cabedelo recebe pás eólicas de Singapura com destino ao RN

segunda-feira, 22 de agosto de 2016 - 16:39 - Fotos:  Josélio Carneiro

O Porto de Cabedelo está recebendo pás eólicas fabricadas em Singapura (Ásia) e adquiridas por uma empresa que atua em Touros, no Litoral do Rio Grande do Norte. O navio Spar Libra, de bandeira norueguesa, atracou no Porto nesse domingo (21) com 36 pás eólicas que medem cada uma cerca de 30 metros de comprimento. Na próxima semana, mais um navio atracará com nova carga de pás eólicas, que são hélices de cata-vento gigantes para usinas de geração de energia extraída do vento.

A carga que chegou à Paraíba nesse domingo totaliza 540 toneladas e a operação de desembarque, que envolve tripulação do navio e cerca de 100 operários, incluindo motoristas de carretas, operadores portuários, começou na manhã desta segunda-feira e deve terminar nesta terça-feira (23).

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, revelou que o Porto de Cabedelo recebe esse tipo de operação justamente pela posição estratégica. “São equipamentos de grande porte e a gente faz essa conexão com a BR-101, além de termos uma área externa onde armazenamos essas pás eólicas até que a Receita Federal faça o desembaraçamento”, explicou.  O desembarque e transporte das pás eólicas requerem medidas de segurança do trabalho para que não ocorra acidentes, sobretudo nas rodovias durante o transporte.

Também nesta segunda-feira (22), o navio Sean Moon, de bandeira liberiana, atracou no Porto de Cabedelo e está descarregando 4.319 toneladas de Malte para fabricação de cerveja. Gilmara Temóteo comemora a boa movimentação portuária nesse mês de agosto que terminará com 15 navios atracados em 30 dias. “Esse mês de agosto está tendo uma movimentação que supera os demais meses do ano e isto faz parte da logística portuária. Eu estou hoje com dois navios operando em nossa cais e com programação até o último dia do mês”, destacou.

Esse mês atracaram no Porto de Cabedelo os navios cargueiros Akeraios, Inspector II, Federal Margaree, African Juniper, Nord Farer, MR Sirius, Ocean Quest, Ardmore Chinook, Chistina Kirk, Sean Moon, Spar Libra e ainda atracarão até o final de agosto os navios BCC Manitoba, esse para levar 5.000 toneladas de nossa Bentonita; o Copenhagen, que trará mais uma carga de pás eólicas; e o Lowlands Boreas, que vai trazer dos Estados Unidos 12.000 toneladas de trigo.