Fale Conosco

19 de maio de 2011

Mostra Moinho exibe na Funesc oito filmes produzidos na Paraíba



O Espaço Cine Digital da Funesc recebe nesta sexta e sábado (20 e 21) a Mostra Moinho de Cinema. Em dois dias serão exibidos oito filmes produzidos ou apoiados pela Ong Moinho de Cinema, sediada em Campina Grande. As exibições gratuitas começam às 19h30 e a faixa etária recomendada é maior de 16 anos.

O evento apresenta como convidados dois realizadores ligados ao projeto Moinho de Cinema. Eles participarão de debates com o público após as sessões. No primeiro dia, serão exibidos os filmes “As Bonecas de Davi” e “Metanóia” (de Ronaldo Nerys), “Camelos de Ingá” (dirigido por Carlos Mosca e Ronaldo Nerys), “Luzes de uma Noite” (de Ricardo Migliore) e Reveillon (de David Sobel). Ao final das exibições, o convidado Carlos Mosca participará de debate.

No sábado (21), a sessão apresentará curtas que abordam a temática homossexual. O ator Nanego Lira será o convidado da noite para debater o tema. Serão exibidos os filmes “Maria de Kalú” (dirigido por Carlos Mosca e Ronaldo Nerys), “Depois da Curva” (de Helton Paulino) e “Amanda e Monik” (de André da Costa).

Sobre a Ong Moinho de Cinema – O grupo Moinho de Cinema da Paraíba (MCP) é uma ONG fundada em Março de 2008, em Campina Grande. Criada por um grupo de amigos, realizadores audiovisuais (Ronaldo Nerys, Carlos Mosca, Taciano Valério, Helton Paulino e André da Costa Pinto), com o intuito de unir forças para fomentar a produção cinematográfica na cidade.

Produzir, defender e conservar o patrimônio material e imaterial, histórico e artístico cinematográfico bem como promover e experimentar alternativas e divulgar o cinema estão entre as propostas colocadas no estatuto da Ong. A partir daí seus integrantes arregaçaram as mangas num trabalho árduo de legalização da instituição, produção e cooperação, que depois de dois anos começa a apresentar os primeiros resultados em forma de reconhecimento público, de produção premiada nacionalmente e de plateias mais assíduas e questionadoras na cidade.

O Moinho realiza projetos como o Curso de Formação de Atores para o Audiovisual, o de Introdução ao Cinema Documentário e o de Introdução ao Audiovisual, ministrados em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); projetos de exibição a exemplo do Moído, em parceria com a Fundação Sistêmica, onde mantém uma mostra da produção paraibana e nacional nos bares da cidade, levando o cinema para espaços alternativos com o objetivo de formar novas plateias; é parceiro da UEPB também na realização do Comunicurtas – Festival Audiovisual de Campina Grande, que realiza as mostras competitivas Brasil, com a produção nacional de cinema independente, Mostra Tropeiros da Borborema de filmes paraibanos, Estalo para filmes paraibanos de 01 minuto, A Idéia É… para peças publicitárias e a Mostra Tropeiros de Telejornalismo.

A formação de acervos também é um dos objetivos da Ong, que já possui um cast de mais de 50 atores cadastrados, acervos de figurinos, objetos de cena, mobiliário, filmografias, além de alguns equipamentos que são cedidos a título de empréstimo para os realizadores locais.

Algumas participações e prêmios em festivais

Terra Erma – de Helton Paulino – ficção, 15 min.

Camelos do Ingá – de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys – documentário, 15 min.

Maria de Kalú – de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys – documentário, 14 min.

Depois da Curva – de Helton Paulino – ficção, 18 min.

Amanda e Monick – de André da Costa Pinto – documentário, 17min.

Serviço:

Mostra Moinho de Cinema

Indicação: para maiores de 16 anos

Convidados: Carlos Mosca e Nanego Lira

Data: 20 e 21 de maio (sexta e sábado)

Hora: 19h30

Local: Cine Espaço Digital da Funesc

Entrada: Gratuita

Informações: 3211-6281

Programação

Dia 20/05 (sexta-feira) – 19h30 – Debate com o realizador Carlos Mosca.

- As Bonecas de Davi (dir. Ronaldo Nerys)- fic. 14min- 2008

- Metanóia (dir. Ronaldo Nerys) – experim. 07 min – 2008

- Camelos de Ingá (dir. Carlos Mosca e Ronaldo Nerys) – doc. 15 min – 2008

- Luzes de Uma Noite (dir. Ricardo Migliore) – fic. 18 min – 2009

- Reveilon (dir. David Sobel)- vídeo art. 07 min – 2009

Dia 21/05 (sábado) – 19h30 – Debate com o ator Nanego Lira

Temática Gay

Maria de Kalú (dir. Carlos Mosca e Ronaldo Nerys) – doc. 14min – 2009.

Depois da Curva (dir. Helton Paulino) – fic. 18min – 2009

Amanda e Monik (André da Costa) – doc. 17 min – 2008