João Pessoa
Feed de Notícias

Mostra do Centro Estadual de Arte é aberta no Mosteiro de São Bento

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 09:26 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) abriu, na noite dessa quinta-feira (6), a Mostra 2012 do Centro Estadual de Arte (Cearte), que reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano.  A Mostra, que ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro, tem como objetivo expor os trabalhos dos alunos nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais.

O Cearte funciona no Mosteiro de São Bento, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, e conta com cerca de 400 alunos e um corpo docente formado por 30 professores. O artista Wallace Silva procurou o Centro para efetuar a matrícula. “Há muitos anos trabalho com caricaturas, desenhos realistas, dou curso em domicílio e faço trabalhamos por encomenda. Resolvi me inscrever para aperfeiçoar minhas técnicas e repassar aos meus futuros alunos”, explicou.

Para a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, a mostra é um momento oportuno para conhecer o trabalho desenvolvido no Centro e despertar o interesse dos futuros alunos. “Nosso Centro é a única escola de arte do Estado onde as pessoas encontraram a arte nos seus diversos segmentos. Hoje é um momento de celebração, mas durante todo o ano funcionamos de segunda a sexta nos três turnos atendendo todo o público interessado”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participou da abertura do evento e destacou o trabalho desenvolvido pelo Cearte. “Estou feliz de ver o trabalho resultante desta escola, digno e oriundo de vários locais da cidade. A equipe é atuante e trouxe novo ritmo e alma para este Centro”.

Durante a abertura, houve apresentação de grupos de teatro, canto lírico e popular, violão popular e clássico, técnica vocal, teclado e grupos de dança de salão, clássica, urbana, contemporânea e do ventre. Entre as atrações está uma exposição montada no hall do Mosteiro de São Bento, que traz desenhos artísticos, portfólios de estudantes, desenhos sobre cartão, fotografia, telas e cerâmica.

A bailarina Vitória Tamires, de 11 anos, ficou ansiosa para subir no palco e desenvolver a coreografia que fazia referência ao outono. “Estudo aqui desde os cinco anos e agora já estou com a técnica bem aperfeiçoada. Adoro as aulas e pretendo continuar para que no futuro eu me torne uma professora de balé”, revelou.

A arte circense também foi bem representada pelo grupo Street Claus. Desde 2009 em atuação, quando nasceu no Teatro Piollin, o grupo funde dança de rua com circo. “Ensaiamos aqui no Centro diariamente e já somos reconhecidos e convidados para apresentações até mesmo fora da Capital. Queremos continuar desenvolvendo as técnicas e repassar para novos participantes”, disse José Francisco, mais conhecido pelo grupo como palhaço Badaró.

Matrículas – Para se matricular em cursos oferecidos pelo Centro Estadual de Arte, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3214-2923 ou ir pessoalmente ao Cearte, na Av. General Osório, nº 36, Mosteiro de São Bento, de segunda a sexta-feira.