Fale Conosco

17 de novembro de 2011

Mostra de Teatro e Dança tem lançamento de livro e espetáculo campinense nesta sexta



A programação da sétima noite da 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança, nesta sexta-feira (18), começa com o lançamento do livro “Demonstração Técnica dos Alunos da Disciplina Processos Coreográficos”, coordenado pelo professor Guilherme Schulze. O lançamento será às 19h, na sala da Escola de Dança do Theatro Santa Roza. Logo depois, começa a apresentação de espetáculos.

A primeira peça da noite vem de Campina Grande e se intitula “Meu Enterro”. Dirigido por Júlio César Rolim, o espetáculo será apresentado às 19h50, dentro da Mostra Paralela. Em seguida, às 20h40, Suzi Lopes dirige e encena o espetáculo de humor “Curtinas” com a Cia dos Truques. Na sequência, às 21h20, a Cem Censura Cia de Dança apresenta “Memórias”, dirigida por Evana Arruda (João Pessoa). Fechando as apresentações, a Cia Geca encena “A Saga da Luz”, sob direção de Marcos Pinto (João Pessoa), às 22h. O evento, que teve início no último dia 12, no Theatro Santa Roza, termina neste sábado (19), quando serão conhecidos os vencedores. O acesso às atividades da mostra é gratuito.

Entre as apresentações desta sexta, uma delas será realizada no bar anexo ao teatro. “Curtinas” reúne os atores Suzy Lopes, Jorge Felix, Nyka Barros, Sávio Farias e Flávio Lira. Todos são alunos do curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O grupo traz um espetáculo constituído de diversas cenas curtas cômicas. Com esse experimento, o grupo pretende dar continuidade às pesquisas que vem realizando sobre forma interpretativa, estilos e estéticas de encenação, musicalidade da cena, comicidade e interação com o público. Em “Curtinas” o Grupo se inspirou no formato do já conhecido “Terça Insana”. Assim, serão apresentados diversos personagens pelos atores da companhia.

Outro destaque da noite é o espetáculo teatral “A Saga da Luz”, encenado pelo Grupo Experimental Cena Aberta (Geca). A montagem conta a história de um casal em convulsão, verso tirado da rima uma canção. “Depois de quase 20 anos, surge uma nova situação, a chegada de uma nova criança, menino ou menina, eis a questão: nascer ou não nascer, essa é a grande confusão”, diz a sinopse. O trabalho é baseado nas obras “Porque a Noiva Botou o Noivo na Justiça” (Lourdes Ramalho) e “Como Nasce um Cabra da Peste” (Altimar Pimentel), com adaptação e direção de Marcos Pinto. A montagem é patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (FMC).

Após as apresentações, o público pode conferir os shows musicais no bar anexo ao teatro. A atração desta sexta é o cantor Pádua Belmont (voz e violão) com seu repertório de músicas autorais.

Avaliação mista – Os competidores são avaliados por uma comissão julgadora formada por três profissionais de cada linguagem artística, cujas avaliações corresponderão a 70% do total da pontuação. Os outros 30% corresponderão ao júri popular, formado por 100 pessoas da plateia (serão levados em consideração os 100 primeiros espectadores que chegarem para assistir aos espetáculos).

Na área de teatro, a comissão julgadora conta com Aila Rodrigues (SP), Cláudio de Carvalho (BA) e Dionísio Cosme Neto (RN). Para a área de dança, os avaliadores são Romero Mota (PB), Roberto Brant (PE), Christiane Gallindo (PE).

Programação de sexta-feira:

Sexta-feira, 18/11

19h00 – Lançamento do livro “Demonstração Técnica dos Alunos da Disciplina Processos Coreográficos”, coordenado pelo professor/doutor Guilherme Schulze. Local: sala da Escola de Dança do Theatro Santa Roza

19h50 – Meu Enterro, Cia Curinga, direção: Júlio César Rolim (Campina Grande), Mostra Paralela

20h40 – Curtinas, Cia dos Truques, direção: Suzy Lopes (João Pessoa), bar

21h20 – Memórias, Cem Censura Cia de Dança, direção: Evana Arruda (João Pessoa), palco

22h00 – A Saga da Luz, Cia Geca, direção: Marcos Pinto (João Pessoa)

Bar

23h00 – Pádua Belmont (repertório autoral)

 

Serviço:

16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança

Data:12 a19 de novembro

Horário: 19h

Local: Teatro Santa Roza

Preço: Gratuito

Site: www.funesc.com.br

Telefones: (083)3211-6225 / 3211-6224

Apoio: Núcleo de Teatro Universitário/ UFPB