João Pessoa
Feed de Notícias

Mostra de Robótica estimula a concentração e raciocínio em escola da rede estadual

segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 09:58 - Fotos: 

Estimular a capacidade de construir, manipular e programar robôs pedagógicos. Esses foram os objetivos da 1ª Mostra de Robótica Educacional 2013, realizada na Escola Estadual Raul Córdula, em Campina Grande. O evento é resultado do projeto A Robótica Educacional e o Jovem Aprendiz do Ensino Médio.

Os robôs foram construídos a partir de diversas tecnologias, despertando nos alunos o interesse pela pesquisa e a curiosidade científica. A meta é associar a teoria com a prática. O conteúdo da proposta contemplou vários assuntos do universo da Robótica e da Física, como dinâmica (força centrípeta, trabalho da força peso, gravidade), transformação de energia (solar, mecânica, elétrica), eletricidade (circuitos elétricos, ondas eletromagnéticas, sensores eletrônicos) e óptica (leitores ópticos, cores, luzes).

As atividades desenvolvidas durante o projeto buscaram estimular a curiosidade científica, a associação dos conceitos físicos encontrados nos livros didáticos com os aparelhos elétricos e eletrônicos utilizados no cotidiano. Além de destacar a importância da Física para o desenvolvimento científico e tornar as aulas mais dinâmicas.

Cerca de 30 alunos do ensino médio regular participam do projeto. “Desde que começamos, percebemos o crescente interesse dos alunos tanto pela Robótica, quanto pela disciplina de Física. O Projeto aguçou a sede dos alunos por conhecer os assuntos que envolvem a Física, fazendo com que eles participem, cada vez mais, das aulas”, explica o diretor da escola, Robinson Farias.