Fale Conosco

14 de novembro de 2012

Mostra de Cinema incentiva respeito às causas sociais e aos direitos humanos



A 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul foi aberta na noite dessa terça-feira (13) na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A mostra segue até domingo (18) com entrada franca e sessões a partir das 14h. O evento acontece nas 27 capitais brasileiras e é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira do Ministério da Cultura.

O Governo do Estado participou da abertura do evento representado pelos secretários de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, e de Cultura, Chico César.

Para a secretária Aparecida Ramos, o evento é uma forma de incentivar o diálogo sobre a diversidade e o respeito aos Direitos Humanos. Ela lembra que no ano passado a Secretaria também participou como convidada da mostra.

“Sabemos que a temática direitos humanos ainda é pouco abordada, mas este incentivo que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República propicia ao Brasil, por meio da sétima arte, tem uma grande importância para incentivar um olhar mais atento para as causas sociais como um todo”, disse.

De acordo com a programação, a Mostra traz duas novidades este ano, o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, cujo intuito é popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, alcançando uma parcela da população brasileira que não tem acesso às salas de cinema. A Mostra teve 255 filmes inscritos e 37 selecionados.