João Pessoa
Feed de Notícias

Mostra coletiva na Galeria Archidy Picado homenageia o Dia Internacional da Mulher

terça-feira, 6 de março de 2012 - 12:37 - Fotos: 

Nesta quinta-feira (8), a Galeria de Arte Archidy Picado, unidade da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), abre a exposição coletiva “Mulheres em Foco”, com vernissage às 19h. A mostra, que se estende até o dia 30 de março, apresenta trabalhos de 12 artistas de estilos diversificados e alto nível técnico. Nela, serão expostos objetos, telas, esculturas e instalações.

Organizada pelo grupo Associart-PB, a exposição reúne obras de Ana Lucia Pinto, Célia Gondim, Célia Romeiro, Evanice Santos, José Otávio Porpino, Juliana Alves, Marlette Assis, Mauricio Estrêla, Percy Fragoso, Selma Sanches e Wilson Figueirêdo. Não por acaso, esses nomes foram selecionados para prestar uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. São artistas que têm participado com êxito de eventos importantes no cenário nacional e internacional, ajudando a exportar a arte paraibana.

A flexibilidade da linguagem dos artistas participantes da mostra e suas posturas críticas caminham em sintonia com a mundialização das artes visuais e da cultura. A exposição permanece aberta ao público de segunda a domingo, das 8h às 18h.

Em texto de apresentação, intitulado “Mulheres em Foco”, Irismar Fernandes de Andrade afirma que a luta das mulheres para serem reconhecidas como seres humanos vem se desenvolvendo há séculos. “É só regressar aos primórdios da humanidade. Esse combate foi longo e penoso”, diz o texto impresso no convite da exposição. Ela ressalta, ainda, que até o início do Século XIX as artes visuais eram quase exclusividade dos homens.

“Na sociedade contemporânea, a mulher deve assumir a postura de um ser atuante e exercer sua atividade de acordo com sua capacidade intelectual e com sua situação social, para que não existam diferenças entre homens e mulheres”, diz o texto de Irismar Fernandes.

Exposição Coletiva “Mulheres em Foco” da Associart-PB

Apoio: Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)
Artistas: Ana Lucia Pinto, Célia Gondim, Célia Romeiro, Evanice Santos, José Otávio Porpino, Juliana Alves, Marlette Assis, Mauricio Estrêla, Percy Fragoso, Selma Sanches e Wilson Figueirêdo
Vernissage: quinta-feira (8)
Visitação: 9 a 30 de março, das 8h às 18h
Local: Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural)