João Pessoa
Feed de Notícias

Mostra ‘A Violência no Cinema’ traz filme de John Woo, neste sábado

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 20:05 - Fotos: 

A mostra ‘A Violência no Cinema’, promovida pelo Cineclube Machado Bitencourt, prossegue neste sábado (20) com a exibição de ‘Bala na Cabeça’ (1990), do cineasta chinês John Woo. Como de hábito, a exibição acontecerá às 16h, na sala 111 da Faculdade de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I da instituição, em Campina Grande. A entrada é gratuita.

O filme conta a saga de três amigos ao longo dos anos, relatando a luta deles contra mafiosos, sob o efeito da guerra do Vietnã. Fãs da obra de Woo contam que a película reúne todas as facetas do idealizador. O uso de câmera lenta é constante, permeando todas as cenas de ação. Além disso, a quantidade de pessoas, estilhaços e partículas é abundante, preenchendo todo o quadro cinematográfico. A amizade e o sentimento de honra, mais um tema recorrente do cineasta, também se faz presente neste filme.

A aura de épico e tragédia, a complexidade do relacionamento dos três amigos/protagonistas e seus desdobramentos temporais e de espaço deram a base suficiente para que ‘Bala na Cabeça’ se destacasse junto a grande quantidade de filmes do gênero, que o cinema de Hong Kong produzia à época.

O Cineclube Machado Bitencourt é fruto de um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UEPB e foi fundado há três anos. Após a exibição dos filmes, acontece um debate entre os participantes, enfocando o tema trabalhado pelo cineasta, priorizando o conteúdo artístico do filme e sua motivação questionadora da realidade.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB