João Pessoa
Feed de Notícias

Morre aos 97 anos maior ativista do Movimento Negro

terça-feira, 24 de maio de 2011 - 16:50 - Fotos: 

Foto: doolharnegro.blogspot.com

Morreu na manhã desta terça-feira (24) no Rio de Janeiro, o escritor paulista Abdias Nascimento. Ele, que tinha 97 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio de Janeiro há dois meses e sofria de diabates.

Considerado um dos maiores ativistas do Movimento Negro no país, Abdias lutou pela defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo. Ele foi poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral. Ativista desde a década de 1930, ele fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981, buscando continuar a luta pelos direitos do povo negro, principalmente nas áreas da educação e da cultura. Foi, também, deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.

A gerente da Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Regina Alves, a população negra da Paraíba e do mundo perde muito. “Nós perdemos uma referência de luta. Abdias Nascimento era um ícone vivo da militância negra. Ele, além de ser reconhecido internacionalmente, lutou a vida inteira contra o racismo”, ressalta.