João Pessoa
Feed de Notícias

Moradores do Vale do Mamanguape elegem prioridades no ODE 2013

sábado, 13 de abril de 2013 - 09:33 - Fotos: 

No segundo dia da audiência regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizada na cidade de Mamanguape (14ª região geoadministrativa), a população apontou, como prioridade, as ações voltadas para o abastecimento d´água na região. A audiência pública aconteceu, nessa sexta-feira (12), no ginásio de esportes do Instituto Moderno, localizado na Rua Radialista José Vieira, s/n – Centro.

A região de Mamanguape é composta por 12 municípios: Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

Entre as prioridades elencadas pela população, o abastecimento d´água teve 260 solicitações, em seguida, veio o investimento em saúde, com 252, e em terceiro,  educação, com 206 prioridades. A audiência regional contou com a participação de cerca de 1.300 pessoas.

Segundo a subsecretária do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, a região de Mamanguape está recebendo grandes investimentos nas áreas de saúde, educação, habitação e infraestrutura. “As obras da Escola Técnica Estadual, do Hospital Regional e a construção de 597 novas casas estão em ritmo acelerado, em Mamanguape e vão beneficiar toda a região do brejo paraibano”, disse.

O cacique geral da região indígena de Marcação e Baía da Traição, Sandro Gomes, destacou as ações do Governo. “A nossa população vem sendo bem vista pelo atual Governo. Pedimos uma atenção especial para o acompanhamento das obras em execução na nossa escola indígena, para que seja dada celeridade à conclusão dos serviços”, disse.

A terceira audiência regional será realizada na noite deste sábado (13), em Itabaiana (12ª região geoadministrativa). A atividade acontece a partir das 19h, no ginásio poliesportivo da Escola Estadual Antônio Batista Santiago (O Estadual), localizado na Rua Alto Professor Macial, s/n.

Investimentos - Na região de Mamanguape, já foi concluída a restauração da PB-057, que liga Mamanguape a Araçagi, com 29,5km, totalizando R$ 9,551 milhões. Seguem ainda as obras da PB-071, no trecho BR-101, com 25 Km, com investimento de R$ 1,72 milhão.

OD Mirim – É um espaço voltado para as crianças que acompanham as mães nas audiências regionais. O OD Mirim oferece atividades lúdicas e educativas e é organizado de forma intersetorial entre as secretarias de Educação (SEE) e Desenvolvimento Humano (SEDH) e Fundação Espaço Cultural (Funesc).