Fale Conosco

25 de setembro de 2012

Moradores de Jaguaribe discutem funcionamento da Unidade de Polícia Solidária do bairro



Moradores do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, lotaram o prédio dos “Veteranos”, na noite desta segunda-feira (24), na reunião de integração promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds). A comunidade recebe, nesta terça-feira (25), a oitava Unidade de Polícia Solidária (UPS) da capital.

No encontro, o secretário da Seds, Cláudio Lima, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, apresentaram os detalhes da Unidade de Polícia Solidária. Aproximadamente 20 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da UPS de Jaguaribe.

“A segurança é de responsabilidade de todos nós, embora o Estado tenha a competência objetiva. É um processo de construção, em que cada um tem um papel importante, pois o trabalho coletivo é mais eficiente para a instalação da cultura de paz”, comentou o secretário Cláudio Lima.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também destacou a necessidade de integração entre corporação e população e elogiou a capacidade de mobilização dos moradores de Jaguaribe. Há alguns meses, eles fizeram um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, requerendo a instalação da UPS destacando como prioridade dentro do diálogo do Orçamento Democrático.

“Este é um momento especial para nós que fazemos a segurança pública. Precisamos nos unir para que haja diálogo e confiança permanente entre a PM e a comunidade. Dessa forma, construiremos gradativamente a paz social que é tão importante para a vida em sociedade”, comentou o coronel Euller, que também apresentou à comunidade a oficial designada para comandar a UPS Jaguaribe, a tenente Matilde Coelho.

“A Polícia Militar quer estar próxima de vocês e eu creio que essa situação de integração ajudará a prender aqueles que querem tirar a tranquilidade da população”, destacou a tenente Matilde, durante a apresentação.

A solenidade contou com a participação da secretária Executiva do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida; do secretário executivo da Seds, delegado Jean Francisco Bezerra; o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (que atende a área), tenente coronel Almeida Martins e o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PM, major Lúcio da Silva.

Na ocasião, a  população pôde tirar  dúvidas e dar sugestões quanto ao funcionamento da UPS. Muitos expressaram a alegria e a gratidão de ter o pedido de reforço na segurança atendido. “Eu vim achando que seria uma reunião de planejamento para a implantação da unidade e ao chegar me deparei com o convite da inauguração. Estou surpreso e feliz”, disse um dos moradores.

Para a moradora Kelcia de Oliveira, a inauguração da UPS vai trazer a tranquilidade que Jaguaribe tinha anteriormente. “A violência estava se instalando no bairro e é importante que tenhamos essa presença atuante da Polícia Militar”, comentou.

Inauguração da UPS – A solenidade de entrega oficial da Unidade de Polícia Solidária de Jaguaribe acontece a partir das 15h desta terça-feira (25), na rua 1º de maio, em frente ao IFPB. Na ocasião, haverá atividades de integração e orientação com a população local.

O evento também será marcado pela entrega de 42 comendas a civis e militares que vêm contribuindo para o sucesso do trabalho de policiamento solidário. De janeiro a agosto deste ano, já houve uma redução de 19% nos índices de criminalidade, nos sete bairros contemplados com UPSs.

Confira os números da Linha Solidária de cada UPS :

UPS do Alto do Mateus: (083) 8679-2590
UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213
UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927
UPS do São José: (083) 8628-7040
UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717
UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228
UPS Roger: (083) 8714-0119
UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369