João Pessoa
Feed de Notícias

Moradores de Gramame e Valentina recebem atendimento da Defensoria Pública

terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 17:14 - Fotos: 

Os moradores dos bairros Gramame e Valentina Figueiredo tiveram acesso a vários serviços de cidadania, no Sesc Gravatá, em Gramame, na Capital, neste fim de semana. Durante quatro horas, a equipe de defensores e assistentes sociais orientou juridicamente as pessoas que buscaram os serviços na 11ª Mega-Ação Social, promovida pela Faculdade de Medicina Nova Esperança, em parceria com a Defensoria Pública. O projeto visa estimular a responsabilidade social e o compromisso com as comunidades.

A população consultou os defensores para tirar dúvidas sobre direito do consumidor e violência doméstica. Além de dúvidas recorrentes sobre ações de fornecimento de medicamentos, ações relativas a despejo, cobranças, indenizações, problemas ligados ao condomínio, usucapião, inventário, acidentes de transito, alimentos, divórcio.

O técnico em informática, Carlos Alberto, que mora na comunidade Santa Bárbara, no Valentina Figueiredo, foi um dos atendidos na Ação pelos defensores públicos. Ele procurou orientação jurídica a respeito de um benefício do INSS. “Sofri um acidente de trânsito e fiquei com sequelas e preciso de mais tempo de recuperação”, explicou. A defensora Fátima Marques aconselhou Carlos Alberto a procurar a Defensoria Pública da União por se tratar de uma pendência com uma repartição federal.

Para a dona de casa, Severina Cícero dos Santos, a 11ª Mega-Ação Social foi um evento que ajudou as pessoas a encontrar serviços importantes perto de casa, como atendimento médico com consultas e exames; expedição de documentos como RG, CPF, além de atividades recreativas para a criançada e cortes de cabelo. “Por meio da ação, pude conhecer os serviços da Defensoria Pública e isso foi muito útil. Agora sei onde procurar atendimento jurídico gratuito”, disse.