João Pessoa
Feed de Notícias

Moradores de Cuité e de cidades do Curimataú recebem ‘Praça da Gente’

segunda-feira, 22 de março de 2010 - 14:11 - Fotos: 

Esta segunda-feira (22) foi um dia especial para os agricultores Edvania dos Santos Cunha, 36 anos, e José dos Santos Gomes, 35, moradores do município de Cuité. “Estamos juntos há 13 anos, temos três filhos, mas só hoje tivemos oportunidade de nos casar. Se a gente já era feliz, agora somos muito mais”, disse a noiva, com a certidão de casamento nas mãos. O casal foi um dos 20 que oficializaram a união no Programa Praça da Gente, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal. O governo se instalou em Cuité e, durante um dia inteiro, ofereceu serviços de cidadania, saúde, educação, lazer e cultura à população do Curimataú paraibano.

A cerimônia de casamento foi realizada pela juíza Giane de Carvalho Teotônio e teve como testemunhas o secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, e a prefeita de Cuité Euda Fabiana. A noiva Edvania Cunha se preparou para a solenidade na própria praça. Ela cortou, fez escova nos cabelos e maquiagem, aproveitando o serviço de salão de beleza disponibilizado pelo Espaço Bela Praça, comandando pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Primeiro exame aos 67 anos – Pessoas de todas as idades procuraram os diversos serviços oferecidos no evento. O agricultor Geraldo Félix dos Santos, 67 anos, chegou à Praça Prefeito Cláudio Gervásio Furtado, onde o Programa Praça da Gente foi instalado, ainda de madrugada e foi um dos primeiros pacientes a ser atendido no Espaço da Oftalmologia. Ele disse que nunca havia feito um exame de vista.

“Eu estou achando muito bom esse programa, porque já faz muito tempo que eu queria fazer meus óculos e nunca tive chance. Agora, a vista tá ficando pior e essa praça veio na hora certa para mim”, afirmou o idoso, que recebeu atendimento prioritário e esperou bem acomodado em uma cadeira à sua vez. Como ele outras 299 pessoas receberam fichas para os exames oftalmológicos e óculos.

Consultas dermatológicas – No Espaço da Dermatologia, a agricultora Marina da Silva Maranhão, 46 anos, não escondia sua satisfação em estar tendo acesso a uma consulta. “Faz sete meses que eu estou com um problema na pele que me incomoda bastante e era difícil conseguir uma consulta. Pelejei muito, mas finalmente hoje o médico vai me examinar” disse animada.

Atrações locais -   Enquanto a população utilizava os serviços de saúde, cidadania, educação e lazer, artistas da terra. A Filarmônica de Cuité abriu as atividades do palco armado na praça. No local, ainda houve apresentações de cantor de rap, grupos de hip hop, xote, de teatro, de flautas e dança, ginástica para idosos, declamação de poesias, capoeira, entre outras atrações. A Banda da Polícia Militar, do 2º Batalhão, em Campina Grande tocou durante a cerimônia de casamento, que ainda contou com um solo da saxofonista Cleane Maravilha.

Momento festivo – O secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, disse que o momento era emocionante, já que na ocasião o Governo do Estado une diversas secretarias em prol da saúde, cidadania e educação de toda população da região. “A Prefeitura e o povo de Cuité estão de parabéns por corresponderem às expectativas. Todos deram um exemplo de cidadania”, disse.

A prefeita de Cuité, Euda Fabiana, também visitou os diversos  espaços da Praça da Gente. Ela afirmou que a iniciativa do Governo do Estado é muito positiva não só para Cuité, mas para toda região. “Nosso município está fazendo uma parceria com o governo e isso é importante para que tudo transcorra bem, além de toda estrutura que o Estado trouxe, estamos disponibilizando uma unidade móvel com atendimento odontológico, também estamos com a parceria no casamento comunitário e pessoal em vários espaços” arrematou.

Pegou fogo – Além de cuidar da saúde, tirar documentos e prestigiarem as atrações culturais do programa, as pesssoas recebiam orientações e assistiam a palestras de várias áreas a exemplo do Corpo de Bombeiros, que fizeram uma simulação de incêndio com botijão de gás ensinando como lidar com o caso.  Quem passou pelo Espaço do Meio Ambiente e Agricultura, pôde assistir a palestras e recebeu sementes. As crianças também se divertiram no Espaço do Trânsito, da Leitura e Lazer e da Criança, onde, de forma lúdica, tiveram lições de cidadania e se divertiram.

Outros serviços também foram disponibilizados para a população, como: capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; cinema; oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor.

Parceiros – A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penintenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual e Prefeitura Municipal.

Assessoria de Imprensa da SES-PB