João Pessoa
Feed de Notícias

Moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos para próximas 48 horas

sexta-feira, 9 de abril de 2010 - 17:11 - Fotos: 
A Defesa Civil Estadual orienta as populações que residem em áreas consideradas de risco a ficarem atentas às chuvas previstas para as próximas 48 horas, sobretudo no Litoral paraibano. Quem for viajar neste final de semana também deve tomar maiores cuidados nas estradas, em caso de chuva.

O alerta preventivo da Defesa Civil do Estado é com base nas previsões de chuvas anunciadas nesta sexta-feira (9), pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Existe a possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas próximas 48 horas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba.

Monitoramento – O coronel Sinval Pinheiro Borges, coordenador da Defesa Civil do Estado, orienta que em situações preventivas ou de urgência as pessoas devem – como primeira medida – acionar a Defesa Civil do seu município, ou Corpo de Bombeiros nas cidades onde há unidades dessa corporação, pelo telefone 193. Para contatar a Defesa Civil estadual a população pode ligar para os celulares: 8839-1182 (coronel Sinval) ou 8839-1188 (Brito). No dia-a-dia das atividades do órgão é feito o monitoramento permanente do índice pluviométrico e do nível dos mananciais hídricos do Estado, a partir dos dados da Aesa.

Em caso de estiagem ou enchentes são elaborados, para aprovação pelo Governo do Estado e posterior encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional para reconhecimento pelo Governo Federal, decretos de Situação de Emergência e de Calamidade Pública encaminhados pelos governos municipais.

Conscientização – Palestras sobre ações de Defesa Civil são realizadas objetivando a conscientização da população para evitar a ocupação de áreas de risco. Uma outra tarefa é a elaboração de Plano de Trabalho para a contratação de carros pipa que vão suprir a deficiência de água em zona rural.

Também é feita uma articulação com os diferentes órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil, com o encaminhamento de pleitos para viabilizar a perfuração, instalação e recuperação de poços artesianos, aquisição e instalação de dessalinizadores, construção de cisternas de placas e poços amazonas; gestões junto às prefeituras municipais objetivando a implantação, nos municípios, das comissões de Defesa Civil. Em 2009 foi feita a implementação do Programa Emergencial de Abastecimento de Água em 53 municípios.

Reforço – Ao órgão estadual cabe ainda a elaboração e encaminhamento de projetos, para o fortalecimento dos recursos hídricos na área do semi-árido paraibano, tais como: perfuração de poços profundos, construção de poços amazonas, cisternas, barragens subterrâneas e de passagens molhadas com capacidade para retenção das águas.

A atuação permanente junto aos municípios do Estado para o acompanhamento da situação climática, especialmente o problema da falta de água potável na zona rural, é outra função da Defesa Civil do Estado da Paraíba.

Josélio Carneiro, da Secom-PB, com informações da Defesa Civil do Estado