João Pessoa
Feed de Notícias

Moradia será tema de discussão entre governos estadual, federal e municipal

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 15:08 - Fotos: 
A Companhia Estadual de Habitação Social (Cehap) realizou, nesta terça-feira (25), um Fórum para debater a aplicação das ações previstas no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS). “Nosso objetivo é construir uma metodologia participativa para fazer o mapeamento das áreas de maior déficit habitacional e identificar especificidades das regiões para que possamos trabalhar de forma organizada e segmentada”, declarou Socorro Gadelha, presidente da Cehap.

Segundo Socorro Gadelha, o PEHIS irá consolidar a segmentação das ações referentes à questão habitacional, a partir da elaboração do diagnóstico do setor e das carências de moradia nas diversas regiões do Estado, estabelecendo estratégias e metas com o objetivo de promover o acesso à moradia digna no Estado da Paraíba. “Será um trabalho organizado e segmentado, afirmou Socorro Gadelha”.

Para tanto, serão somados esforços do governo federal, do governo estadual, das prefeituras municipais e da iniciativa privada, com a participação da sociedade, em ações conjuntas e complementares a serem desenvolvidas com base no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, visando constituir instrumentos capazes de enfrentar o déficit habitacional.   

Durante os debates foram discutidos também os recursos previstos nas ações que serão operacionalizados, dentro do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, pelo Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação (Cehap).

“Atualmente, cerca de l8 mil intervenções habitacionais estão previstas para serem efetivadas, seja em fase de execução, em elaboração de projeto ou em licitação”.

O Fórum Estadual de Interesse Social reuniu equipes técnicas das prefeituras, autoridades estaduais e federais e representantes de segmentos sociais. Inicialmente, a presidente da Cehap fez uma explanação do atual Plano Estadual de Habitação e a importante participação das parcerias entre as esferas federal, estadual e municipal para a expansão do programa de habitação na Paraíba.

A elaboração do PEHIS está dividida em três etapas. A primeira etapa é a Proposta Metodológica, a segunda etapa é o Diagnóstico do Setor Habitacional e a terceira etapa é o Plano de Ação. Todas as etapas do PEHIS serão discutidas em mais dois fóruns que serão realizados nas cidades de Campina Grande e Patos.  

Programa - O Fórum foi aberto pela presidente da Cehap, Socorro Gadelha que fez uma palestra sobre o tema: ‘A Cehap Construindo Cidadania’. Em seguida, a engenheira da Caixa Econômica, Adriana Pontual falou sobre a Política Nacional de Habitação e Angeluce Barbosa, Consultora em Planejamento de Administração Municipal fez uma explanação da Metodologia do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social.  Após os debates foram realizadas Oficinas com representantes dos municípios.

Ana Lustosa, com fotos de José Lins, da Secom