Fale Conosco

4 de agosto de 2017

Momento Agevisa comemora um ano e integra ações do Dia Nacional de Vigilância Sanitária



O informativo“Momento Agevisa” comemorou esta semana um ano de criação e veiculação de informações sobre as questões relacionadas à área de atuação e competência da Agência Estadual de Vigilância Sanitária. Criado em agosto de 2016 (dentro das ações relacionadas ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária – 5 de agosto) com a finalidade de disponibilizar à sociedade paraibana mais um canal de comunicação capaz de aproximar ainda mais a agência reguladora da população, o informativo vai ao ar todas as quintas-feiras, dentro da programação do Jornal Estadual, da Rádio Tabajara – veiculado para todo o Estado nas frequências AM 1.110 e FM 105.5, em cadeia com inúmeras outras emissoras de rádio. A primeira edição foi ao ar no dia 4 de agosto de 2016.

De acordo com a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, “o Momento Agevisa contribui para reforçar o papel educativo que integra a missão da Vigilância Sanitária, à medida que oferece (em cadeia estadual de rádio comandada pela Rádio Tabajara AM e FM) informações importantes para a promoção, preservação e defesa da saúde das pessoas, sempre numa linguagem técnica, porém simples e de fácil compreensão”. Além disso, segundo ela, o informativo contribui para aproximar ainda mais o Governo do Estado da população (na área de competência da Agevisa), e isso é muito importante para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na Paraíba.

“A Agevisa faz parte da estrutura administrativa estadual de Saúde, comandada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), e integra o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, sendo responsável pela coordenação das ações e pela exigência da observância à legislação sanitária no âmbito do território paraibano. E quanto mais próxima esta agência reguladora se fizer da população, melhores condições ela terá de contribuir para a promoção da saúde das pessoas, considerando ser a informação um dos elementos principais para a adoção de ações preventivas capazes de evitar doenças”, enfatizou a diretora.

Maria Eunice chamou a atenção, também, para o transcurso, neste sábado (5), do Dia Nacional de Vigilância Sanitária, instituído pela Lei Federal nº 13.098, de 27 de janeiro de 2015. A data, segundo ela, é importante para se ampliar a conscientização dos gestores públicos (e também privados) para a importância da informação enquanto instrumento de promoção e defesa da saúde.

“É nesse sentido que dispõe o artigo 2º da Lei 13.098/5015, segundo o qual o Dia Nacional da Vigilância Sanitária deve ser marcado por atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de Governo, bem como os estabelecimentos oficiais de ensino, com o objetivo de promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimentos e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral quanto aos temas relacionados com a Vigilância Sanitária”, explicou.

As atividades comemorativas, nos termos da Lei, poderão ser realizadas em cooperação com outras instituições públicas ou privadas, incluindo entidades da sociedade civil.“Nesse contexto, se insere o informativo semanal ‘Momento Agevisa’, que foi idealizado e é veiculado exatamente com a finalidade de massificar as informações e as ações desenvolvidas no âmbito da Vigilância Sanitária estadual, proporcionando, não somente aos profissionais de saúde, mas a todos os segmentos da população paraibana, conhecimentos importantes para a promoção e a proteção da saúde”, observou a diretora-geral da Agevisa/PB.