Fale Conosco

1 de março de 2018

Modelo de Escola Cidadã Integral da Paraíba é destaque no II Encontro de Estados Parceiros Itaú BBA



see modelo de Escola Cidada Integral da Paraiba destaque no II Encontro de Estados Parceiros Itau BBA 2 270x191 - Modelo de Escola Cidadã Integral da Paraíba é destaque no II Encontro de Estados Parceiros Itaú BBA

O modelo implementado na Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcanti Fideles, de Bayeux, foi apresentado no II Encontro de Estados Parceiros promovido pelo Itaú BBA, em São Paulo, e foi destaque entre as experiências mostradas. O modelo da escola paraibana foi apresentado pelo secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, que estava acompanhado pela coordenadora do Ensino técnico das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, Rayssa Alencar.

A apresentação da Paraíba mostrou o projeto piloto desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, com a implantação de currículos baseados em competências e habilidades, matrizes articuladas e três metodologias de ensino. “Destacamos que essas metodologias são todas voltadas para o mundo do trabalho, onde os alunos focam em compreensão do contexto, experiência investigativa e identificação e resolução de problemas”, explicou Rayssa Alencar.

O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro e contou com a presença de participantes renomados como o ex-ministro de Educação e Ciências de Portugal e professor Nuno Crato, a coordenadora de Educação do Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento da Argentina, Belén Sanchez. Também participaram Estados parceiros do Itaú BBA, como o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“Para nossa surpresa, os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte ficaram impressionados com o modelo que desenvolvemos aqui na Paraíba e pretendem implementar o sistema em seus estados. Para isso, estamos agendando a visita dos representantes para conhecer de perto como funcionam as nossas Escolas Cidadãs Integrais ainda este mês”, contou Rayssa Alencar.