João Pessoa
Feed de Notícias

Mobilização em Riachão do Poço encerra campanha contra a aftosa

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 18:26 - Fotos: 

O secretário-executivo da Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Ronaldo Tôrres Soares, realizou na sexta-feira (30) o encerramento da segunda etapa da Campanha Estadual contra a Febre Aftosa.

O evento foi marcado por uma ação conjunta com estudantes do Campus de Areia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Riachão do Poço. O objetivo foi vacinar 400 animais, equivalente a 30% do rebanho, trabalhando a conscientização dos produtores rurais para a importância em atender aos apelos das campanhas de vacinação.

O secretário Ronaldo abriu a ação com esclarecimento aos estudantes da necessidade de erradicar a febre aftosa para o desenvolvimento da agropecuária do Estado. Agradeceu a participação dos estudantes e da disponibilidade da UFPB-Areia.

Mobilização – A UFPB mobilizou 35 estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia para irem a campo aprender na prática a vacinar. Segundo o professor Suedney de Lima, responsável pela equipe, a ação ajudou a mostrar aos produtores que “é preciso vacinar o gado e ter em contrapartida a livre circulação dos animais nas feiras de exposição e trânsito pelo Estado”.

Já a prefeita de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora, também participou da mobilização, comprando 400 doses de vacinas e divulgando a ação no município. “A minha atitude é de incentivar os pecuaristas a vacinarem seu gado, pois muitos não têm condições financeiras de adquirir as doses necessárias”, informou a prefeita. 

Em Riachão do Poço, a Secretaria de Agricultura foi recentemente criada e, por isso, o secretário Waldemiro Dias considerou ser a primeira grande mobilização local. Disse que “há força de vontade e empenho por parte da Secretaria, tanto do município quanto do Estado”, e espera que na próxima campanha se atinja os 100% do rebanho vacinado.

Nas visitas à,s propriedades o técnico Manuelito Borges ensinou na prática aos estudantes os detalhes de como manusear as pistolas, acondicionamento das vacinas, postura diante de um animal em contenção, entre outros.

O resultado estatístico da segunda etapa da Campanha de Vacinação sai após o dia 10 deste mês, data limite para que os produtores apresentem nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) ou escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), o comprovante da vacinação.

Gracy Wedja, da Assessoria de Imprensa da Sedap