João Pessoa
Feed de Notícias

Missa encerra Semana Nacional de Trânsito 2012 nesta terça-feira

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 10:05 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

A programação da Semana Nacional de Trânsito 2012 prossegue nesta segunda-feira (24), em João Pessoa. As atividades da campanha estão concentradas na Escola Estadual Úrsula Lianza, no bairro de Tambiá.  Recentemente, os alunos da escola participaram de um treinamento sobre Educação para o Trânsito ministrado pelo Detran, em parceria com bombeiros lotados no Batalhão de Guarabira.

Os alunos realizaram trabalhos de grafitagem, abordando temas educativos de trânsito, e vão divulgar a Operação Lei Seca. A campanha será encerrada, nesta terça-feira (25), com uma missa pelas vítimas do trânsito celebrada às 17h, na igreja Nossa Senhora de Lourdes, na avenida João Machado.

Flagrantes - No primeiro final de semana após o lançamento da Operação Lei Seca, as fiscalizações abordaram mais de 900 veículos e flagraram 37 motoristas dirigindo sob efeito do álcool, em João Pessoa. Dois condutores foram parar na delegacia e 26 veículos foram apreendidos.

A fiscalização, que começou na noite do sábado (22), na avenida Epitácio Pessoa,  só terminou por volta das 8h da manhã do domingo, na praia do Cabo Branco. A ação também apreendeu 6 documentos de veículos com alterações de características e 42 carteiras de habilitação.

A Operação Lei Seca foi lançada na noite da sexta-feira (21), pelo governador Ricardo Coutinho, durante solenidade realizada em frente ao Centro Turístico de Tambaú. Na ocasião, o governador entregou as chaves das viaturas que serão utilizadas durante as  fiscalizações. Uma delas é uma van equipada com computadores que vão permitir a consulta online ao banco de dados do Detran, a fim de verificar a documentação dos veículos e condutores. A viatura também conta com os etilômetros, que são os “bafômetros” eletrônicos utilizados para os testes de alcoolemia.

A ação é promovida pelo Governo do Estado que integra órgãos como Detran, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além do Samu e do Corpo de Bombeiros. O “slogan” da campanha é “Nossa luta é pela vida!”.

Lei seca – Em vigor desde 19 de junho de 2008, a chamada “lei seca” modificou o Código de Trânsito Brasileiro proibindo o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito à pena de multa, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

A multa aplicada é de R$957,70 e as medidas administrativas são de  retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

De janeiro a setembro deste ano, 922 motoristas paraibanos foram flagrados dirigindo embriagados, durante a aplicação de 3.806 testes de bafômetro. Os números somam resultados de fiscalizações realizadas pelo Detran e BPTran e não consideram os flagrantes efetuados pela Polícia Rodoviária Federal, no mesmo período. Em 2011, o Detran e o BPTran flagraram 662 motoristas paraibanos dirigindo embriagados.