João Pessoa
Feed de Notícias

Ministro Marcio Fortes aceita convite e vem participar de reunião na PB

segunda-feira, 24 de maio de 2010 - 10:38 - Fotos: 
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, aceitou o convite e vai participar da reunião propositiva, que o Governo do Estado, através da Secretaria do Acompanhamento da Ação Governamental (SEAAG), fará no mês de junho com os doze prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, na qual serão discutidos investimentos de obras estruturantes na área do transporte urbano, resíduos sólidos e meio ambiente, o calado do Porto de Cabedelo, duplicação de ruas, saúde e saneamento.

Segundo o secretário, Fernando Milanez, o convite aconteceu durante a solenidade da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde o ministro foi bastante receptivo aos pleitos da Paraíba e mostrou-se preocupado com a situação do Porto de Cabedelo. Márcio Fortes elogiou a iniciativa do Governo em buscar projetos e investimentos que favoreçam o crescimento do Estado possibilitando assim os avanços no setor turísticos e na economia local e o Porto de Cabedelo é o ponto crucial dessas questões.

“Mostramos a preocupação do governador José Maranhão em avançar nos investimentos dessas áreas com obras, que outrora foram consideradas sonhos, mas sonhos que irão se transformar em realidade em detrimento não só da necessidade que urge com o crescimento dessa região. Não são obras faraônicas. São obras estruturantes que projetam a Paraíba para um futuro bem melhor com o aporte de recursos, através das melhorias do nosso porto, bem como no setor de transporte, como a implantação de um metrô de superfície”, ressaltou.


Participação de prefeitos

Para o secretário Milanez, é importante que todos os prefeitos dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita além do de João Pessoa, participem e que também apresentem projetos de interesse das suas regiões.
 
“Independente de cor partidária e de qualquer conotação política que se dê, essa reunião será de muita importância para nós. Como o governador bem diz: ele é o governo de todos e governa para o Estado. Queremos contar com a presença dos gestores munícipes porque esses investimentos não vão só beneficiar a Capital do Estado, mas todos os municípios que gravitam em torno dela”, explicou.

Milanez disse, ainda, que esta será uma grande oportunidade para reivindicarem junto a Márcio Fortes ações do Ministério que viabilizem os pleitos do Governo do Estado. “Vamos aproveitar esse resgate de credibilidade que a Paraíba obteve junto ao Governo federal, após Maranhão assumir o Governo estadual.

Não é a toa que somos o terceiro Estado com maior investimento do PAC e a integralização de investimentos na Região Metropolitana será um marco, uma vez que é onde se concerta o maior PIB e a maior população, sem desmerecer o restante dos municípios onde os investimentos têm avançado bastante”, observou.

A Região Metropolitana, crida pela Lei Complementar Estadual 90/2009, reúne um terço da população do Estado e representa cerca de 50% do seu PIB. Nela, localiza-se o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (município de Bayeux) e o principal Porto do Estado (Cabedelo). O transporte ferroviário de passageiros abrange a maior parte da Região Metropolitana, com uma linha ligando os principais municípios.

                                         Da Assessoria de Imprensa da SEAAG