João Pessoa
Feed de Notícias

Ministro garante apoio para implantação de Escolas Técnicas na rede estadual de ensino

quarta-feira, 23 de março de 2011 - 08:07 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi recebido no final da tarde desta terça-feira (23), em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e solicitou apoio do Governo Federal para a construção de 10 escolas técnicas profissionalizantes em várias regiões do Estado. Os recursos seriam disponibilizados dentro do programa Brasil Profissionalizante e com contrapartida estadual.

Também participaram da audiência o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o secretário de Educação do Estado, Afonso Scocuglia, e dos deputados federais Luiz Couto (PT) e Damião Feliciano (PDT). Durante o encontro, o governador também solicitou mais investimentos para a instalação de laboratórios de informática nas escolas estaduais, já que atualmente apenas uma média de 500 das 1.038 escolas possuem laboratório de informática.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, as escolas técnicas serão instaladas de acordo com o perfil econômico do município beneficiado e levando a formação técnica a locais que não possuem Instituto Federal de Educação Profissionalizante do Estado da Paraíba. Ele lembrou que se na Paraíba houvesse mais de 30% de mão de obra qualificada na área da construção civil seria aproveitada. “É preciso ampliar a formação. Não adianta apenas formar mão de obra para outros Estados, mas que produza ali mesmo na sua terra”, completou.

O ministro Fernando Haddad aprovou a iniciativa e orientou que o Estado providenciasse a preparação do processo para se enquadrar no projeto Brasil Profissionalizante, que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, integrando o conhecimento técnico à prática. Haddad garantiu apoio do MEC para a viabilização do projeto de implantação das escolas técnicas na Paraíba.

O secretário de Educação do Estado, Afonso Scogligia, informou que o Estado pretende criar 15 escolas técnicas nas diversas regiões do Estado e que buscará parcerias com o Governo Federal e todos os 223 municípios do Estado. “Não dá para fazer melhorias na educação estadual sozinho, isoladamente. Uma das nossas prioridades é enfrentar o analfabetismo de jovens e adultos. Vamos trabalhar em parceria com os municípios, igrejas, entidades, universidades e até com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra”, enfatizou Scocuglia.

Porto Seco – Em audiência durante a tarde com o ministro da Indústria e Comercio, Fernando Pimentel, o governador Ricardo Coutinho apresentou o projeto de instalação do Porto Seco em Campina Grande, de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e solicitou apoio do ministério. Para Ricardo Coutinho Campina Grande tem potencialidade para receber um porto terrestre pela sua localização e pela economia pujante que polariza 20% das exportações de calçados e um pólo digital. De modo que o projeto vai estimular a atração de empresas na região.

O ministro Fernando Pimentel ressaltou que o ministério está de portas abertas para viabilizar os pleitos e orientar o Estado para dar mais agilidade a sua tramitação porque está de acordo com as diretrizes do ministério de estimular o crescimento do setor produtivo.