Fale Conosco

11 de julho de 2009

Ministro do Turismo diz que vai preparar cidades para a Copa 2014



Em sua explanação no XI Fórum dos Governadores do Nordeste, na última sexta-feira (10), em João Pessoa, no Hotel Tambau, o ministro doTurismo, Luiz Eduardo Barreto, elencou uma série de obras de infraestrutura no país com vistas a preparar as cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, bem como ações em cidades que serão sub-sedes, a exemplo de João Pessoa, localizada entre Natal e Recife, duas das quatro sedes  nordestinas da Copa do Mundo. As outras duas sedes são Fortaleza e Salvador.  Os recursos virão do PRODETUR – Programa de Desenvolvimento doTurismo. Nos próximos quatro anos haverá investimentos em quatro áreas: hotelaria, infraestrutura, promoção e marketing e capacitação e qualificação.

O ministro afirmou que a Copa do Mundo de 2014 será a copa não só das doze cidades sedes, mas, a copa dos 65 destinos indutores do turismo, que receberão obras. Citou que João Pessoa com certeza vai abrigar delegações de algumas seleções de futebol e milhares de turistas. O Nordeste concentra 1/3 das sedes da Copa do Mundo. Cruzeiros marítimos acontecerão nesta região no período do mundial de futebol.

O conjunto de ações compreende 20% para promoção e marketing, 20% qualificação profissional e 60% são as obras de infraestrutura. Nesta terceira linha do PRODETUR, a Paraíba já teve carta-consulta aprovada no valor de US$ 23milhões de dólares. Outros recursos ainda serão aprovados.

Para melhorias de infraestrutura na capital paraibana, o ministro Eduardo Barreto recebeu do governador da Paraíba um documento contendo solicitando inclusão de João Pessoa no contexto dos programas voltados para a realização da Copa do Mundo de 2014. São melhorias na área de hotelaria, estradas, e saneamento básico, qualificação profissional, aeroportos, dentre outras ações. O governador mostrou que, apesar das grandes redes hoteleiras de Natal e Recife, a cidade de João Pessoa será muito necessária à chamada Rota da Copa. Na capital paraibana, uma cidade turística, o ministro do Turismo destacou obras de saneamento básico no Vale do Jaguaribe, mas, haverá obras na rede hoteleira e em rodovias.

Josélio Carneiro, da Secom